Fandom

Yavin 4

5 571páginas
nesta wikia
Adicione uma página
Falar0 Share

YodaCG.jpg Mestre Qui-Gon, mais a dizer tem?

Este artigo ou seção precisa ser expandido.

Yavin 4 era uma das três luas habitáveis do planeta gigante gasoso Yavin.

GeografiaEditar

Sua superfície tem seis continentes ocupando 67% do total. Estes continentes estão maiormente cobertos de imensas extensões de selvas tropicais e de poucas correntes montanhosas dominadas por vulcões. Yavin 4 também tem seis oceanos interconectados que cobrem 35% da lua. Existe também um grande mar isolado.Os continentes tem os nomes de Starloft, Swivven, Koos e Wetyin.

FaunaEditar

As extensas selvas de Yavin 4 transbordam de vida. Os pássaros susurradores voam sobre a espessa da selva. Grupos dos arbóreos Woolamanders se alimentam de frutos da selva. As árvores são o lar de outra espécie de roedores chamados Stintarils. Grandes e cabeludos herbívoros conhecidos como os rrunyips buscavam comida através do mato sob as árvores. Os rios lunares também estão cheios de vida incluindo os estranhos Mucous, salamandras mucosas, serpentes cristalinas, crustáceos conhecidos como Anglers e enguias.

HistóriaEditar

Apesar dos perigos em Yavin 4, o planeta serviu de esconderijo para as forças Rebeldes que fugiram de Dantooine. Os enormes Templos Massassi serviram de quartéis, e abrigaram a pequena tropa de velhos caças estelares que eles possuíam. A localização da base foi traída pela Millenium Falcon, pois um dispositivo de rastreamento havia sido colocado na nave durante sua estadia na Estrela da Morte. A base de Yavin foi salva por Luke Skywalker, que destruiu a Estrela da Morte antes que o Império pudesse usar seu superlaser para acabar com Yavin IV. Infelizmente, a base em Yavin caiu definitivamente quando Darth Vader retornou com tropas terrestres e bombardeiros aéreos. O general Rebelde Jan Dodonna ficou na base durante a evacuação, arriscando sua vida para lançar uma série de cargas de concussão que destruiu uma esquadrilha inteira de bombardeiros TIE.

CaracterísticasEditar

Grandes e amplas florestas com copas altas cobrem a maior parte da paisagem úmida, enquanto os vulcões dominam as raras cordilheiras. As criaturas nativas de Yavin IV existem principalmente nas selvas tropicais, onde a vida floresce no calor. Pássaros sobrevoam as copas das árvores, enquanto runyips se escondem na vegetação rasteira. Estranhas salamandras mucosas emergem da água com sua pele esponjosa endurecendo até se tornar uma concha protetora, enquanto besouros-piranha vorazes percorrem o ar em enxames aterrorizantes.

ApariçõesEditar

Ficheiro:Escape pod yavin4.jpg

Aparições não-canônicasEditar

SourcesEditar

Também no Fandom

Wikia aleatória