Wikia

Yaddle

Discussão0
4 382 pages em
Este wiki
30px-Era-imp30px-Era-reb30px-Era-new
Han1 edited Desculpe a bagunça.

Por favor, siga as instruções no Guia de Leiaute e complete este artigo visando maior qualidade antes de continuar em artigos menores. Remova essa mensagem quando terminar.

Yaddle

250px-Yaddle91

Informações biográficas
Planeta natal

Cevery

Data de nascimento

509 ABY

Data de morte

26 ABY, Mawan

Descrição física
Espécie

Espécie de Yoda

Gênero

Feminino

Altura

0,61 metros

Cor do cabelo

Marrom

Cor dos olhos

verde

Informações cronológicas e políticas
Era(s)

Era da Ascensão do Império

Afiliação
Yaddle foi uma Mestre Jedi de tremendo poder e sabedoria. Serviu o conselho Jedi durante os eventos de A Ameaça Fantasma e foi notável por ter sido a única não-humanóide feminina no Conselho Jedi até esta ocasião e também por pertencer a mesma espécie do imensamente poderoso Mestre Jedi Yoda, revelado no livro de Star Wars Cloak of Deception. Ela foi "operado" (tratando-se de um robô) na Ameaça Fantasma por Phil Eason.
250px-Yaddle in chair1

Yaddle em seu lugar no Conselho

Yaddle tinha 477 anos de idade durante a Batalha de Naboo, jovem se comparado aos 900 de Yoda. Ela era especializada na antiga e proibida arte de luta Jedi chamado Morichro - um possível método de matar sem usar o lado negro da força - a qual ensinou para poucos padawans, por temer o uso indevido da técnica. Yaddle ensinou o Morichro para Sartohci Ramora, que o usou para eliminar os Geonosianos que o capturaram (antes dele se converter ao Lado Negro da Força). Yaddle foi a chefe da Assembléia dos Bibliotecários no Templo Jedi, local onde, secretamente, teve acesso aos hólocrons proibidos do conhecimento, e aprendeu, sozinha, a arte do Morhichro. Também era incrível com habilidades acrobáticas, uma coisa comum para a sua espécie.

A morte de YaddleEditar

Yaddle morreu em Mawan enquanto apaziguava uma devastadora guerra civil entre três grupos criminosos. Esses grupos, liderados por Decca, o Hutt, Feena Shaan e um homem chamado Striker, fizeram com que o resto da população procurasse refúgio no subterrâneo. Sem que soubessem, o planeta caótico era uma armadilha preparada por Striker. Ele liberou uma arma química fatal que matou Yaddle quando ela a absorveu através da Força, salvando a cidade de Naatan no processo. A arma havia sido criada para matar Obi-Wan e Anakin, mas falhou devido ao sacrifício de Yaddle. Juntos, Obi-Wan e Anakin pacificaram o planeta, porém o aprendiz sentiu-se responsável pela morte do membro do Alto Conselho Jedi.

Curiosidade Editar

Yaddle Concept Art

Arte conceitual da Mestra Jedi Yaddle.

Embora seja retratada com um sabre verde (o qual usou durante um certo tempo), trata-se de uma rara jedi a ter usado sabre vermelho. A associação do sabre de luz vermelho aos Sith é compreensível. Mas não é regra. Alguns deles usavam sabres roxos (Darth Bane é representado com um sabre vermelho, mas seu sabre possuia o cristal "Bane's heart" que dá uma tonalidade mais rosada), e raros jedi usavam vermelho. Yaddle foi uma!

Rede da Wikia

Wiki Aleatória