Wikia

Wookiee

Discussão0
4 344 pages em
Este wiki
Wookiee

Wookiee

Classificação biológica
Características físicas
Altura média

2,1 metros

Distinções

Cobertos de pêlo, altos, garras retráteis de escalada

Características socioculturais
Planeta natal

Kashyyyk

Língua
Membros famosos

Os Wookiees eram uma espécie de humanóides bípedes peludos que habitavam o planeta de Kashyyyk. Um dos membros mais destacados da espécie foi Chewbacca, amigo e co-piloto de Han Solo, que desempenhou um papel vital na Guerra Civil Galáctica. O habitat natural dos wookiees eram os densos bosques do planeta Kashyyyk. Kashyyyk estava coberto completamente por árvores wroshyr, na qual contruíram suas casas e cidades. Os wookiees eram descendentes de mamíferos herbívoros.

Biologia e aparênciaEditar

Um Wookiee comum media mais de dois metros e vivia muito mais que o ser humano. Além de sua grande força e sentidos aguçados, eles possuíam poderes regenerativos e podem se recuperar de ferimentos sérios em questão de dias. Eles também tinham garras retráteis, embora elas eram usadas apenas para subir em árvores e nunca apareçam durante um combate. Eles não eram capazes de falar outros idiomas além do seu, pois sua estrutura bucal era totalmente estruturada para sua língua nativa.

Sociedade e cultura Editar

A espécie Wookiee era psicologicamente estável e tinha uma profunda ligação com a natureza. Eles amavam seu mundo natal e tinham uma grande afinidade com animais, plantas e outros componentes do mundo natural. Os Wookiees também podiam ser muito harmonizados com a Força. Os Wookiees davam grande valor à moral, à coragem, à compaixão e à lealdade. Pouquíssimos Wookiees trairiam seus amigos ou famílias por vontade própria, embora Vargi, cunhado de Chewbacca, uma vez tenha ajudado um grupo de escravizadores que tentavam capturar os habitantes de Kashyyyk. Algo típico de suas crenças era a dívida de vida, um juramento de lealdade estendido a qualquer um que salvasse a vida de um Wookiee. Quando Chewbacca foi resgatado dos escravizadores por Han Solo, ele estendeu este juramento a seu salvador e arriscou sua vida, incontáveis vezes, para proteger seu amigo. Finalmente, os Wookiees sentiam que são honrados por seus próprios feitos e, sendo assim, não se importavam com medalhas ou outros símbolos materiais de bravura ou conquistas.

200px-Wookiee warrior dance
Um ritual de dança Wookiee.
China-sanAdicionada por China-san
Embora não gostassem de guerras, Wookiees podiam ser guerreiros fortes e oponentes mortais, especialmente quando enfurecidos ou ameaçados. Kashyyyk não tinha um exército fixo, mas qualquer Wookiee protegeria o próximo e as famílias, que normalmente juntam forças para repelir várias ameaças, incluindo os escravizadores de Trandoshan. Lendárias são as histórias dos Berserkers Wookiees, capazes de derrotar uma legião de stormtroopers ou um grupo de mercenários bem pagos. Embora os Wookiees eram capazes de produzir e usar uma grande variedade de armas, eles geralmente preferiamm bestas feitas à mão ou lâminas ryyk. Kashyyyk, o lar dos Wookiees, era um planeta exuberante, coberto de árvores. Os Wookiees ocupavam as partes mais altas destas vastas florestas, construindo seus lares nas copas de grandes árvores chamadas Wroshyr. A maioria das cidades Wookiee consistia em centenas de cabanas ligadas por cordas, plataformas e pontes de madeira. No entanto, embora os Wookiees pudessem parecer primitivos, eles se familiarizaram bem com a tecnologia e podiam aprender facilmente a pilotar aeronaves, consertar máquinas e usar armamento avançando.

Idioma Editar

Hq11
Conselho de Jowdrrl sobre como conquistar um parceiro Wookiee para Mallatobuck.
JediSamAdicionada por JediSam

Os Wookiees falavam o Shyriiwook, um idioma que consistia de grunhidos, rosnados, rugidos, assovios e guinchos. Eles podiam entender outras línguas, mas tinham uma capacidade vocal limitada e só podiam falar sua própria linguagem. Uma das mais respeitadas e temidas espécies da galáxia, os Wookies eram grandes humanóides cobertos de pêlos, oriundos de Kashyyyk. Bem conhecidos por sua força e seus ataques selvagens de fúria, os Wookiees também eram inteligentes, leais e confiantes. Para esta espécie, bravura e honra eram consideradas sinais de superioridade.

História Editar

180px-Chewbacca - SWGTCG
Chewbacca, um destemido guerreiro Wookiee.
China-sanAdicionada por China-san
Infelizmente, a lendária força dos Wookiees foi muito cobiçada durante a Guerra Civil Galáctica. O Império, desejando usar os Wookiees como escravos, tentou aprisionar todo o planeta. Trabalhando com escravizadores de Trandoshan, o Império capturou milhares de Wookiees. Aqueles que escaparam, conseguiram formar um movimento de resistência e lançaram alguns contra-ataques eficientes, garantindo que o Império nunca tomasse o controle completo do planeta.

Durante a Guerra Civil Galáctica, a inovação e o desespero levaram os Wookiee a inventar algumas novas armas de guerra para combater a ameaça Imperial. Assim como muitos outros aspectos de sua tecnologia, os Wookiees combinavam materiais de seu ambiente natural com tecnologia avançada para produzir alguns "obstáculos" eficientes, incluindo catapultas e aríetes. Tropas montadas, soldados de assalto treinados e os bravos berserkers Wookiee atacaram continuamente as instalações Imperiais em Kashyyyk, expulsaram escravizadores e lutaram com valor para libertar seus irmãos aprisionados. Quando a Aliança Rebelde finalmente derrotou o Império, Kashyyyk, um antigo membro da Velha República, tornou-se um aliado importante na Nova República.

Chewbacca Este artigo é um esboço de uma raça ou espécie. Você pode ajudar o Star Wars Wiki expandindo-o.

ApariçõesEditar

WookieeWarriors
Um grupo de guerreiros Wookiee.
China-sanAdicionada por China-san

Aparições não-canônicasEditar

Predefinição:Imagecat

FontesEditar

Links ExternosEditar

Rede da Wikia

Wiki Aleatória