FANDOM

Eras-legends

30px-Era-imp30px-Era-reb30px-Era-new30px-Era-njo

Katarnbarcrop Nunca confie num barman com gramática ruim.

Este artigo tem muitos erros de gramática e ortografia.
Por favor, siga o Manual de Estilo e corrija os erros.

"Uma antiguidade Real."
Han Solo[fonte]

Vima-Da-Boda era uma Amazona Jedi Humana durante os últimos anos da República Galáctica, que sobreviveu ao Grande Purgo Jedi e ao Império Galáctico. Ela falava na terceira pessoa, referindo-se a si mesma como "Vima".

BiografiaEditar

Vima Da-Boda era grande-grande-grande-neta de Vima Sunrider, filha da lendária Mestra Jedi dos velhos tempos, Nomi Sunrider e serviu a Força por mais de um século. Ela foi treinada por um Mestre Jedi masculino, que lhe deu um sabre de luz . A sensibilidade à Força passou por Vima à sua filha, Neema. Vima começou a treinar sua filha nos caminhos Jedi. Como acontece com muitos jovens alunos, Neema cresceu frustrado com o ritmo lento de sua educação Jedi, e procurou formação alternativa. A impaciência de Neema e sua falta de conhecimento nos caminhos da Força abriu-a para o Lado Sombrio da Força. O lado escuro consumiu Neema, e ela acabou deixando sua mãe.

Anos mais tarde, Vima recebeu um apelo de sua filha por telepatia, que se tornou a esposa de um Senhor de Guerra Ottethan . Vima foi levada para o calabouço para ajudar sua filha, mas já era tarde demais: Neema tinha virado alimento para os rancores de Ottethan. Cedendo a sua raiva, Vima cortou o Ottethan ao meio com seu sabre de luz . Seu desejo de vingança se apagaou, quando Vima percebeu que ela estava sucumbindo para o Lado Sombrio. Ao longo do tempo, sua capacidade de sentir e usar a força foi lentamente desaparecendo, embora não seja claro se isso foi resultado de sua queda para o lado escuro ou de outra causa.

EscondendoEditar

Com o início do Grande Purgo Jedi em 19 ABY, Vima foi se esconder em Nar Shaddaa . Sua fraca ligação com a Força, juntamente com a densa população de Nar Shaddaa pode ter sido a chave para a sua sobrevivência da Ordem 66 e dos esforços de erradicação dos Jedi. Em 5 ABY, Vima seria executada através de Han Solo pela primeira vez e falou de seu futuro, dizendo-lhe da traição de Mako Spince traição, sua adesão a causa de se tornar um general e sua disposição de dar a vida pela mulher que ele amava . Ele roçou-a em seguida como sendo insano e se esqueceu dela na manhã seguinte.

Em algum ponto entre 3 ABY e 9 DBY, Vima foi presa em Kessel por um crime de razão desconhecido. Vima descobriu Kyp Durron, um jovem humano maduro com nascente potencial na Força. Mesmo com sua conexão embotada para a Força, Vima podia sentir o poder, cru inexplorado dentro Durron. Usando o que ela tinha na conexão, Vima ensinou Durron menores habilidades que ela poderia, antes de ser removida por Autoridades Imperiais por circunstâncias desconhecidas.

ReaparecimentoEditar

Por volta de 10 ABY , Vima voltou para Nar Shaddaa. Naquele ano, ela sentiu a presença da Força em Leia Organa Solo. Detectar o que ela pensava ser um Jedi, Vima explicou a história de sua queda e deixou a Leia uma caixa contendo um sabre de luz de 10.000 anos de idade, descoberto em Ossus quase 900 anos antes. Após a morte do clone do Imperador Palpatine em Byss , Leia voltou a Nar Shaddaa para tirar Vima e extrair seu conhecimento dos holocrons e a Ordem Jedi. Vima, tendo percebido seus erros em decadas antes, sentiu-se indigna de servir o poder que ela sentiu em Leia e do nascido Anakin Solo, mas foi lhe dado pouca escolha depois de uma emboscada feita pelo caçador de recompensas Boba Fett . Han Solo e Chewbacca ajudou o grupo a escapar do garras de Fett.

No caminho para Nova Alderaan , a Millennium Falcon foi forçada a se esconder de Fett numa casa na nuvem de gás para Empatojayos Marca 's Colossus Robida . Após a sua chegada, Vima e Brand ajudou Skywalker no treinamento de Jem Ysanna , Ysanna Rayf e Solusar Kam , o primeiro de alunos de Skywalker Jedi. A sabedoria transmitida para Skywalker e seus novos alunos seria influente em sua decisão de fundar a Praxeum Jedi em Yavin 4 . Pouco tempo depois, Vima utilizado suas habilidades de cura para livrar Skywalker de um veneno injetado ele por Dark Jedi agentes.

Depois de fugir para Nespis VIII , Leia, que tinha sido hesitante para tocar em seu potencial Force, aprendeu os caminhos dos Jedi de Vima, incluindo como proteger o Anakin recém-nascido. Esta habilidade permitiu Organa Solo para salvar bebê Anakin de ser possuída pelo espírito de Palpatine. Vima, tendo reacendeu seu lado luminoso espírito em ajudar Organa Solo, Skywalker e da Nova República , afirmou ser capaz de sentir o fluxo da força mais uma vez.

Pouco se sabe sobre o destino de Vima após a derrota de Palpatine em Onderon . Por um período, ela ajudou a instruir recrutas novos Jedi Luke Skywalker em Praxeum Jedi em Yavin 4 , e em 13 ABY , alertou Skywalker sobre Ennix Devian . Por esse tempo, ela deixou de referir a si mesma na terceira pessoa. Mas, depois disso, ela parecia ter desaparecido.

Nos bastidoresEditar

Vima-Da-Boda foi dublado por Glynnis TALKEN no Império das Trevas e Dark Empire II dramas de áudio . No epílogo de Fim Império , afirma-se que Vima desapareceu em Onderon em 11 ABY , durante a celebração da Nova República sobre a derrota de Palpatine. No entanto, em ambos a terceira edição do Guia para o Universo de Star Wars eo apêndice de O Novo Guia Essencial para Personagens , Vima disse ter servido como instrutor na Praxeum Jedi de Luke Skywalker em Yavin 4, em seus últimos anos.

ApariçõesEditar

FontesEditar