Wikia

Utapau

Discussão0
4 363 pages em
Este wiki
TFMR2reparos Esse artigo está sendo editado por Jeanderson17.

Como cortesia, por favor não edite esse artigo enquanto essa
mensagem estiver aqui, para evitar conflitos de edição.
Se você quiser saber quem está trabalhando nesse artigo
e quando a seção de edição começou, consulte o histórico de edição e a página de discussão.

Utapau

Utapau

Astrográfico
Região

Territórios da Orla Exterior

Setor

Setor Tarabba

Sistema

Sistema Utapau

Sóis

1 (Utapau)

Posição orbital

4

Luas

9 (inclundo Utapau 7)

Grade de coordenadas

N-19

Distância do Núcleo

51.000 anos-luz

Período rotacional

27 horas-padrão

Período orbital

351 dias locais

Físico
Classe

Terrestre

Diâmetro

12.900 km

Atmosfera

Tipo 1(respirável)

Clima

Temperado, ventoso e árido

Gravidade

Padrão

Terreno primário
  • Savanas
  • Canyons
  • superfices desertas
  • Grutas
  • Oceanos subterrâneos
  • Buracos
Água superficial

Menos de 0,9

Pontos de interesse
Sociedade
Espécies nativas
Idioma oficial
Governo

Comité de Utapau

População

95 milhões

Maiores cidades

Cidade Pau (capital)

Maiores importações
  • Medicina
  • Tecnologia
  • Géneros alimentares
Maiores exportações
  • Água
  • Ore
  • Naves
Afiliação
"O Chanceler Palpatine pensa que General Grievous está escondido em Utapau..."
Ki-Adi Mundi[fonte]

Utapau foi um árido semidouro mundial no Sistema Utapau do Setor Tarabba nos territórios da orla exterior. Utapau foi a terra natal dos Pau'anos e Utais, mais conhecidos com Utapauanos. Estás espécies viveram nos buracos gigantes que estavam espalhados pelo Planeta que tinha uma vegetação fechada.

Geologia e geografiaEditar

"Utapau é um mundo de esconderijos."
―Vedo Anjiliac Atiure
Utapau Superfície

A Superfície árida e ventosa de Utapau

A 51.000 anos-luz do núcleo Utapau orbitava em um único sol e tinha nove luas e sua orbita. Ele era formado por um núcleo fundido metálico pequeno, com um manto rochoso e uma crosta rochosa calcária. A Água de superfície composta apenas 0,9 do planeta, embora de forma significativa, um vasto oceano subterrâneo cercava o planeta abaixo da crosta. Embora o planeta tivesse grandes oceanos na superfície eles vazaram para o subsolo através da fraca crosta que foi erodida por gigantescas cavernas que eram bolsas de magma. Por sua vez a erosão oceânica criou os gigantescos semidouros que se tornaram áreas habitáveis. Os depósitos minerais são uma grande fonte de riqueza para o planeta.

HistóriaEditar

Utapau era um mundo pacifico que em tempos de conflito galático tentou se neutralizar. O mundo foi dividido por duas especies humanoides raça cujo os antepassados colonizaram o planeta em algum momento após 57.000 ABY. Os Pau´anos que significavam 30% da população e os Utais 70%. Os pau´anos serviram como burocratas, patrícios e portuários do mundo. Os pequenos e humildes Utais compunham a classe trabalhadora de Utapau, eles mantiveram seus moinhos de vento nas cidades semidouro os moinhos serviram como orientador para os nativos Boga e Dactillion.

Pau'ano

Um Pau'ano

Originalmente os Pau'ano e os Colonos viviam separadamente os pau´anos na superfície e os utais nos semidouros a união entre as especies ocorreu em uma época na qual o clima planetário começou a mudar provocando supertempestades fazendo os pau´anos se mudarem para os semidouros assim as especies re-estabeleceram suas relações após a mudança para o subterrâneo os pau´anos deram um toque decorativo para as cidades utai. As comunidades logo se tornaram misturas de ambas arquiteturas uma delas foi Ossic. Essas cidades foram construídas nas fendas e saliências rochosas que eram encontradas nas beiradas dos buracos.

A população mista de Utapau foi dividida em cidades-estado, com fronteiras e ocasionalmente pequenas guerras entre algumas comunidades separadas. No entato graças ao esforço de alguns nobres como Tion Medon várias cidades foram unidas ao comitê. Para suprir as necessidades energéticas das cidades várias fazendas de moinhos foram erguidas na "maldita" superfície de vento. Essas fazendas foram responsáveis pela produção de 99% da energia consumida pelas cidades.

Durante a Grande Guerra Galática, Utapau foi um dos muitos campos de batalhas entre a República Galáctica e o ressurgente Império Sith. Por volta de 50 ABY uma empresa de mineração descobriu supostos elementos de cura em alguns poços de água em Utapau, mas foi descoberto que a água não tinha poderes extraordinários, o negocio acabou.

Guerras ClônicasEditar

" O que o traz ao nosso santuário remoto?"
Tion Medon para Obi-Wan Kenobi[fonte]

Utapau nunca se aliou a República, porém durante as Guerras Clônicas houve uma aliança forçada para combater a CSI quando Grievous tomou o planeta como seu sob as ordens de Darth Sidious. Grievous ameaçou destruir Cidade Pau se Tion tentasse pedir ajuda embora os clones já haviam descoberto a localização de Grievous. O Mestre Jedi Obi-Wan Kenobi foi enviado para Cidade Pau ele e recebido por Tion Medon, que revela secretamente a Obi-Wan o esconderijo de Grievous. O general Kenobi envia seu Droid Astro-mecânico R4-G9 pilotando o caça de costas para os separatistas dando assim ilusão de sua partida. Logo após ele surpreende Grievous quando ele menos espera, durante o duelo de Kenobi e Grievous o Comandante Cody chega com as forças clones nas quais a 501ª Legião e o 212° se destacam, assim como os guerreiros utapauanos locais e pilotos. Após Obi-Wan derrotar Grievous e os dróides. Por fim a Ordem 66 foi emitida começando uma tentativa de Cody eliminar Obi-Wan Kenobi.

Guerra Civil GalácticaEditar

Após a execução da Ordem 66 e da declaração de uma nova ordem, os clones quase eliminaram Obi-Wan e o forçaram a fugir de Utapau. Os clones cercaram os membros da resistência incluindo Tion Medon, eles deportaram alguns para Byss, onde foram usados como escravos para "esforços de recolonização". O Império mais tarde estabeleceu um depósito secreto em Utapau, segurando alguns artefatos como os restos de Grievous e seu caça.

Em 0 BBY, Utapau era predominantemente governado pela Família Fey, e havia alguma influência rebelde no planeta. O Consórcio Zann tinha a opção de corromper este mundo, enviando Silri e destacar Defilers em uma tentativa frustada de sequestro usando misseis e Droidekas Mark II contra Garnak Fey com finalidade de forçar o governo de Utapau a atender as suas demandas. Após a Batalha de Endor, Utapau foi um dos primeiros planetas a se tornar parte da Nova República, um movimento destinado a evitar a possibilidade de ser invadido por forças invasoras.

Segunda Guerra Civil ImperialEditar

Durante a Segunda Guerra Civil Imperial, os remanescentes da Aliança Galáctica liderdados pelo Almirante Gar Stazi montaram uma base em Utapau após sua vitória contra as forças Imperiais-Sith sobre Dac. Após a destruição de Da Soocha V, os cientistas sith Vul Isen e o Lorde Sith Darth Azard montaram um laboratório secreto no planeta onde Isen começou a estudar as várias espécies do planeta, a fim de envenena-las e destruir a resistência da Aliança. Ele também planejava enviar um assassino para tirar o Almirante Stazi antes de liberar a toxina. Felizmente os planos de Insen são retidos pelos Cavaleiros Jedi Wolf Sazen e Cade Skywalker juntos com seus associados a humana Jeriah Syn e o Zeltron Blue Deliah. O assasino de Isen, um guarda da Aliança Galáctica que foi pago pelo sith, foi morto por Syn e Blue, enquanto Sazen fere Azard mortalmente em duelo de sabres de luz, Insen é partido ao meio pelo Skywalker antes que ele envenenasse o planeta.

MilitarEditar

Caça Porax 38

O Porax-38, um caça desenvolvido em Utapau.

Antes das Guerras Clônicas, Utapau sofreu um embargo da Federação do Comércio, impedindo o planeta de guardar armamentos vindos de regiões distantes da galáxia. Devido a isso, a frota espacial local foi formada com naves de guerra modestas, muitas dela projetadas e produzidas ali mesmo, alguns couraçados foram produzidos pela Rendili Stardrive. A frota oferecia proteção contra oponentes fracos como piratas saqueadores, mais era insuficiente para defender o planeta contra grandes oponentes. Por exemplo, cada cruzador tinha o tamanho de cerca do tamanho de um quinto de um Lucrehulk e todos eles foram destruídos pela forças separatistas de invasão. Por outro lado, a principal nave de caça de Utapau, o Porax-38, um dos resistentes, este snubfighter de longo alcance, projetados para pilotos utai e capazes de patrulhas interestelares com períodos de até 20 dias. Eles foram muito úteis quando a Força Espacial foi dispersa, eles foram reunidos para expulsar os separatistas junto das tropas da República na Batalha de Utapau. Além das naves, a força espacial também usou especies nativas como os Dactillions, grandes répteis voadores que poderiam transportar um piloto para a batalha.

Nos BastidoresEditar

Utapau deveria ser o nome para outros planetas, como Aquilae, [[Townowi e Ogana, que se tornou Tatooine no rascunho e no segundo projeto de Uma Nova Esperança, e foi o nome original para Naboo nos primeiros rascunhos de A Ameaça Fantasma.

Alderaan Este artigo é um esboço de um planeta ou lua. Você pode ajudar a Star Wars Wiki expandindo-o.

Rede da Wikia

Wiki Aleatória