FANDOM

Help.jpg Por aqui! Socorro! Por favor, socorro!

Por favor, siga as instruções no Guia de Leiaute e no Manual de Estilo e complete este artigo visando maior qualidade visual e escrita. Remova esta mensagem quando terminar.

Proton torpedos.jpg

Par de Torpedos de Prótons lançados por um caça X-Wing

O torpedo de prótons era um tipo de material bélico utilizado em toda a galáxia. Seu uso mais notável foi durante a Batalha de Yavin, quando Luke Skywalker destruiu a primeira Estrela da Morte, lançando um par de torpedos de prótons em uma porta de escape térmica.

DescriçãoEditar

Proton torpedos vinham em uma ampla variedade de tamanhos e rendimentos, des de maciças e poderosas armas de naves capitais projetados para bombardeio orbital, até armas de caças pequenos mas ágeis, como aqueles que Luke Skywalker usou contra a primeira Estrela da Morte.

Uma série de pequenos caças como o X-Wing e Y-wing muitas vezes tinham seus armamentos compostos de canhões de laser e lançadores de munições capazes de disparar torpedos de prótons. Os torpedos eram excepcionalmente manobrável, capazes de fazer uma curva de 90 graus dentro de um raio de um metro, o que lhes permite perseguir outros caças.

HistoriaEditar

Em Star Wars : A Ameaça Fantasma, torpedos de Prótons foram utilizados durante a Batalha de Naboo por pilotos dos caças N-1. Na mesma batalha, Anakin Skywalker acidentalmente pousa na Nave de Controle Droid Profiteer e destroi a nave usando torpedos de prótons.

Protontorpedo.jpg

Torpedos de Prótons atirados por Luke Skywalker na Primeira Estrela da Morte.

Em Uma Nova Esperança, no ataque rebelde executado na primeira Estrela da Morte, os caças da Aliança Rebelde usaram torpedos de prótons de alta velocidade na porta de escape térmico, que era o unico ponto fraco da Estrela da Morte. Naquele momento usar canhões laser seria ineficaz, até por que não fariam tanto dano.

Também no FANDOM

Wiki aleatória