FANDOM

Eras-legends

30px-Era-imp30px-Era-real

Star Wars Episode I: The Phantom Menace é um jogo de aventura lançado pela LucasArts em 1999, coincidindo com o lançamento de filme.

Visualmente, a jogabilidade é parecida com jogos do tipo Tomb Raider, com uma visão "sobre a cabeça", mas acções como saltar, escalar, ou empurrar objectos são bastante limitadas, contando mais com interacção e enigmas. O jogador pode controlar em partes separadas as personagens Qui-Gon Jinn, Obi-Wan Kenobi, Padmé Amidala, e Capitão Panás. O jogo também oferece uma grande variedade de armas.

EnredoEditar

O enredo segue de perto o do filme, embora o do jogo mostre alguns menores eventos que podem ter sido cortados do filme, ou mostra-os pela persperctiva de uma personagem diferente (por exemplo, o jogo segue as 'aventuras' de Amidala em Coruscant durante o encontro de Anakin com o Conselho Jedi, algo que nunca é visto ou mencionado no filme, já que ele segue Anakin).

Há também algumas inconsistências ou contradições no enredo, com o objectivo de criar uma nova narrativa (por exemplo: no jogo Jar Jar Binks é preso quando regressa a Otoh Gungaeojogadortem que resgatá-lo para poder continuar a aventura). --- Qui-Gon Jinn e Obi-Wan Kenobi escaparam da armadilha da Federação de Comércio e começaram a percorrer o Saak'ak com o objectivo de chegar ao hangar e escapar. Entretanto, o caminho está bloqueado por droides de batalha. O jogador, controlando o jovem padawan, encontra o hangar e assiste à sua nave, Radiant VII, ser destruída.

Os dois Jedi escapam para o planeta Naboo mas são separados. Qui-Gon encontra um nativo, Jar Jar Binks, e tenta encontrar-se com o seu aprendiz. Quando eles se encontram, Jar Jar leva-os para a sua cidade, Otoh Gunga. Entretanto, Binks estava exilado e com o seu regresso, foi preso. Obi-Wan liberta-o, e os três partem para a cidade de Theed navegando num Bongo.

Em Theed, eles descobrem que as ruas da cidade estão repletas de droides de batalha. Eles conseguem encontrar a Rainha Amidala, mas uma explosão separa o jovem Padawan e a Rainha do resto do grupo. O jogador controla Kenobi pela cidade protegendo a Rainha até alcançar o hangar. Eles finalmente reunem-se e a nave da Rainha deixa o planeta.

Devido a um problema no hiperpropulsor, a nave pousa em Tatooine. Qui-Gon e Padmé vão a Mos Espa para encontrar peças. Lá, eles conhecem um rapaz chamado Anakin Skywalker, que está a preparar o seu podracer para a corrida no dia seguinte. Durante sua estadia em Mos Espa, Qui-Gon invade o apartamento de Neg para salvar um refém Ithoriano, Tomo, que Neg o havia feito escravo. Qui-Gon também salva o vendedor Vek Drow, que mais tarde oferece a Jinn peças para a nave. Ele também ajuda Anakin a consertar seu podracer comprando peças mecânicas.

Na arena antes da corrida, Qui-Gon cai numa armadilha do senhor do crime Jabba o Hutt e para saír vivo dela, terá de matar o campeão deste. Mais tarde, encontra o mercenário Jym Lang, que havia sido enviado por Jabba para matar o já embriagado Teemto Pegalies. Entretanto, Lang foi manipulado para não cometer o crime por um truque mental de Qui-Gon. Pouco antes da corrida, um bandido rouba uma peça do podracer de Anakin mas Qui-Gon encontra-o e devolve a peça de volta. Finalmente Anakin ganha a corrida e o grupo deixa o planeta para chegar até Coruscant, apesar do esforço que tiveram para conseguir negociar um hiperpropulsor novo.

Entretanto, Qui-Gon é atacado perto da nave por um misterioso guerreiro Sith, mas o Mestre Jedi consegue escapar.

Em Coruscant, os dois Jedi escortam Anakin até o Templo Jedi para o rapaz ser testado pelo Conselho Jedi. Panás e Amidala são deixados por conta própria, mas um mercenário contratado pela Federação de Comércio para matar a Rainha ataca-os. A segurança da Rainha fica nas mãos de Panás, e os dois tem que passar pelo perigoso Submundo de Coruscant para poder escapar da perseguição.

Após contactar o Senador Palpatine e o Senado, Amidala volta a Naboo com Panás e os dois Jedi. Lá, eles lutam para devolver a liberdade ao planeta. A Rainha luta pelas ruas de Theed até chegar ao palácio, enquanto Panás e outros soldados entram no palácio e começam a procurar Nute Gunray.

Entretanto, Obi-Wan Kenobi e Qui-Gon Jinn lutam contra Darth Maul, mas a meio da batalha os dois Jedi são separados.

O Capitão Panás e a Rainha encontram e capturam Nute Gunray, mas não sem antes serem atacados por droides de batalha e encontrarem chaves de segurança.

Obi-Wan, agora longe de Qui-Gon e Darth Maul, só é capaz de assistir a batalha de longe. Ele luta contra droides da Federação que estavam a guardar o núcleo do reactor. O Padawan precisa de usar a sua agilidade para saltar de plataforma em plataforma até chegar ao duelo. Qui-Gon é atingido pelo sabre de luz de Maul pouco depois de Obi-Wan chegar. Kenobi agora precisa enfrentar Darth Maul sozinho, e, com muito esforço, acaba por consegui-lo. Ele fala as suas últimas palavras com seu mestre gravemente ferido. Kenobi promete treinar o jovem Anakin. Pouco depois, Qui-Gon morre.

NíveisEditar

Chi Cho Escute dróide, traduza tudo o que eu disser
exatamente como eu disser

Este artigo ou seção não está escrito em português.
Por favor, traduza o artigo para nossa língua, seguindo o Manual de Estilo e com a gramática correta.

ApariçõesEditar

PersonagensEditar

CriaturasEditar

DroidesEditar

EventosEditar

LocaisEditar

OrganizaçõesEditar

EspéciesEditar

TecnologiaEditar

MiscelâniaEditar

Galeria de capasEditar

Essa é uma galeria de diferentes variações de capas de Star Wars Episode I: The Phantom Menece.

PCEditar

PlaystationEditar

ElencoEditar

TriviaEditar

"Desafie-me!"
Obi-Wan Kenobi, antes de matar uma sala de guardas Gungans.

The Phantom Menaceé diferente de muitos jogos de Star Wars pois os personagens podem cometer actos malignos sem recomeçar o nível. Alguns actos do "lado sombrio" que podem ser cometidos são:

Tpm12

Qui-Gon Jinn a massacrar a população de Mos Espa.

  • Obi-Wan Kenobi pode destruir TC-14, e muitos outros droides desarmados na nave da Federação de Comércio.
  • Kenobi pode massacrar quase a população inteira de Otoh Gunga, incluíndo mulheres e crianças (mas não o Chefe Nass ou Jar Jar).
  • Kenobi pode matar soldados aliados e civis em Theed.
  • Qui-Gon Jinn pode brevemente flertar com Ann Gella e Tann Gella em Mos Espa.
  • Jinn também pode matar civis, e praticamente eliminar toda a população de Mos Espa.
  • Panás pode atingir qualquer um ou qualquer coisa que ele quiser em Coruscant, e roubar os seus itens.
  • Padmé Amidala pode matar os seus próprios guardas (mas não Panás) e civis. Ela também pode matar Nute Gunray ao invés de capturá-lo.
  • Qui-Gon Jinn pode matar Shimi sem motivo aparente.

Links ExternosEditar