FANDOM

Eras-canon-transp

30px-Era-real30px-GoodIcon

"Toda geração tem uma história"
―Slogan de TV[fonte]

Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força[8], divulgado simplesmente como O Despertar da Força, é o primeiro filme da Trilogia Sequela e a sétima continuação da franquia de filmes de Star Wars. O filme foi dirigido por J. J. Abrams; escrito por Lawrence Kasdan, Michael Arndt, e Abrams; e produzido por Kathleen Kennedy e a empresa Bad Robot Productions. O filme foi oficialmente lançado no dia 18 de Dezembro de 2015 na América do Norte, e 17 de Dezembro no México, Portugal, América Latina, e países asiáticos.

Apesar de inicialmente ter dito que a história de Star Wars havia acabado em Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi, e ter passado anos refutando as ideias e especulações de que tivesse um novo filme, George Lucas começou a trabalhar na história de um sétimo episódio da saga em 2011, com o intuito de aumentar o valor das ações da Lucasfilm Ltd. antes que ela fosse vendida para a The Walt Disney Company, porém, mais tarde a diretoria da Disney declarou que não usaria a história de Lucas. A aquisição foi fundamentada no dia 30 de Outubro de 2012, com a Disney e Lucasfilm anunciando o Episódio VII no mesmo dia.

A história do Episódio VII fala sobre a Primeira Ordem, uma vertente sucessora do Império Galáctico, que está travando uma guerra fervorosa contra a Resistência, um movimento nascido com a Aliança Rebelde. Em momento algum o material de roteiro foi baseado no Star Wars Legends, anteriormente conhecido como Universo Expandido. O filme estrela Harrison Ford, Mark Hamill, Carrie Fisher, Anthony Daniels, Peter Mayhew, e Kenny Baker repetindo os mesmos papéis que já interpretaram no passado. Os atores originais dividem o filme com diversos novos atores, como Adam Driver, Daisy Ridley, John Boyega, e Oscar Isaac, e muitos outros.

Texto inicialEditar

Episódio VII
O DESPERTAR DA FORÇA
Luke Skywalker desapareceu.
Em sua ausência, a tenebrosa
PRIMEIRA ORDEM ascendeu das
cinzas do Império e não
descansará até que Skywalker,
o último Jedi, seja destruído.

Com o apoio da REPÚBLICA,
General Leia Organa lidera
uma corajosa RESISTÊNCIA.
Ela está desesperada para
encontrar seu irmão Luke e
receber a ajuda dele para
restaurar a paz e manter
a justiça na galáxia.

Leia enviou seu mais
experiente piloto em uma
missão secreta para Jakku,
onde um antigo aliado
descobriu uma pista sobre
o paradeiro de Luke....

SinopseEditar

"Nós queríamos contar uma história que tivesse seu próprio início, meio, e fim, mas ao mesmo tempo, como Uma Nova Esperança, implicasse uma história precedente e que também contivesse um futuro a ser seguido"
―Diretor J. J. Abrams[fonte]

Trinta anos após a vitória da Aliança Rebelde sobre a segunda Estrela da Morte, a galáxia continua em guerra. Uma Nova República ascendeu, mas a Primeira Ordem surgiu das cinzas do Império Galáctico. Muitos dos heróis anteriores, Leia Organa, Han Solo, Chewbacca, R2-D2 e C-3PO estão todos em atividade e lutando ao lado da Resistência contra tal grupo. Eles se uniram nessa luta com novos heróis, incluindo Poe Dameron, um piloto de caças estelares; Finn (FN-2187) , um antigo Stormtrooper (Primeira Ordem) que pegou o sabre de luz que uma vez pertenceu a Anakin Skywalker e, mais tarde, a Luke Skywalker; Rey, uma catadora de lixo; e um droide redondo conhecido como BB-8. Eles são contrariados por novas forças poderosíssimas, como a Capitã Phasma da Primeira Ordem e Kylo Ren, um temível e misterioso usuário do lado sombrio, usando um sabre de luz com características incomuns.

DesenvolvimentoEditar

Lucasfilm comprada pela DisneyEditar

Ads disneystarwars-e1351633008943

A aquisição da Lucasfilm pela Disney de George Lucas pavimentou o caminho para a criação de Star Wars Episódio VII

Em 30 de Outubro, 2012, a The Walt Disney Company anunciou que havia comprado a Lucasfilm Ltd., a empresa de produção por trás da criação da franquia Star Wars, de seu proprietário, o criador de Star Wars George Lucas, por $4,05 bilhões de dólares.[2] A aquisição veio juntamente com a aposentadoria de Lucas, que a havia anunciado em 31 de Maio,[9] e o subsequente anúncio de 1 de Junho que a veterana produtora de cinema Kathleen Kennedy estava sucedendo Lucas como Co-Presidenta da Lucasfilm.[10] Como parte da incorporação, a Disney revelou que planeja lançar uma nova trilogia sequela de filmes, começando em 2015, que incluem os três tão esperados Star Wars Episódios VII, VIII e IX. Lucas continuará envolvido como um consultante criativo, com Kennedy servindo como produtora executiva.[2]

Star Wars Episódio VII já está em desenvolvimento há vários meses desde a fusão Disney–Lucasfilm. E Lucas tem escrito os tratamentos de história para cada um dos três próximos filmes. De acordo com Kathleen, a equipe de desenvolvimento está atualmente naquele processo de se sentarem junto com os escritores para discutir todas as ideias para a história.[11]

Montando a equipeEditar

EPVII BR Workshop

J.J. Abrams e Kathleen Kennedy na Bad Robot Productions, durante a produção do filme.

"Eu sempre fiquei impressionado com J.J. como cineasta e contador de histórias. Ele é a escolha ideal para dirigir o novo filme de Star Wars e este legado não poderia estar em mãos melhores."
―George Lucas, sobre J.J. Abrams[fonte]

A Disney Studios confirmou em 9 de Novembro que ela e a Lucasfilm haviam escolhido o roterista Michael Arndt para escrever o roteiro de Star Wars Episódio VII no começo de 2013. Arndt já entregou 50 páginas do pré-roteiro apesar dos roteiristas adicionais ainda não terem sido adicionados ao projeto, o que será feito num futuro próximo. E ainda, a Disney e a Lucasfilm estão supostamente com grandes intenções de ter os atores originais de Star Wars Mark Hamill, Harrison Ford e Carrie Fisher para reprisar seus papéis como Luke Skywalker, Han Solo e Princesa Leia Organa no novo filme.[12]

O produtor de cinema Frank Marshall, marido de Kathleen Kennedy, disse a MTV em 12 de Novembro que ele tem informações privilegiadas a respeito de quem poderá ser o diretor de Star Wars Episódio VII, e que a busca da Lucasfilm foi reduzida para somente alguns candidatos, mas não pôde falar mais sobre o assunto. Ele também disse que não sabia quando uma decisão final poderia ser tomada e revelada ao público.[13]

Segundo relatos não oficiais, Lawrence Kasdan e Simon Kinberg irão co-produzir os três filmes da trilogia sequela que está por vir, juntamente com Kennedy. Supostamente, Kasdan e Kinberg também estarão responsáveis por escrever os filmes Star Wars Episódio VIII e IX, embora a divisão exata de funções ainda tenha sido determinada. Kasdan originalmente escreveu os argumentos para os filmes Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca e Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi.[3]

Uma reportagem publicada pela primeira vez no dia 24 de Janeiro, 2013, afirma que J.J. Abrams, mais conhecido por seu trabalho na série de televisão Lost e nos mais recentes filmes de Star Trek, foi escolhido para dirigir Star Wars Episódio VII.[1]

Os atores de Star Wars Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher, Ewan McGregor, Billy Dee Williams e Samuel L. Jackson demonstraram certo interesse em participarem dos novos filmes.[14][15][16] Embora nenhuma fonte da Lucasfilm tenha confirmado seu envolvimento, Harrison Ford também foi contatado para voltar a reprisar o papel de Han Solo.[17]

DesignEditar

Michael Kaplan, que projetou os figurinos para os filmes de Abrams da série Star Trek, também foi o responsável pelo figurino do Episódio VII. Kaplan criou o design dos novos uniformes dos stormtroopers do filme, e determinou que o figurino original não eram condizentes com uma análise moderna. Esses novos uniformes foram inspirados por produtos da Apple Inc. A equipe de produção construiu um novo C-3PO para acomodar Anthony Daniels, enquanto o novo modelo do R2-D2 foi providenciado e supervisionado pelos membros do R2-D2 Builders Club, um grupo de profissionais especializados em montar e vender droides astromecânicos.

CuriosidadesEditar

  • É o único filme em que Anakin Skywalker e Obi-Wan Kenobi não aparecem
  • Também é o primeiro filme que há uma mulher humana Jedi (Rey), além da batalha de Geonosis no Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones, em que apareceram 2 Jedi humanas.
  • O ator inglês Daniel Craig faz uma participação no filme, mas disfarçado de Stormtrooper.
  • O codinome de Finn (FN-2187) é uma referência ao número da cela onde a Princesa Leia é mantida no episódio IV.
  • Ewan McGregor (Obi-Wan na trilogia prequel), Frank Oz (Yoda) e Alec Guinness (Obi-Wan na trilogia clássica) estão presentes no filme, cena da alucinação de Rey ao tocar no sabre de luz perdido de Luke. A frase dita por Obi-Wan é: "Rey... estes são os seus primeiros passos." e Yoda repete uma de suas frases de O Império Contra-Ataca,"É energia ao nosso redor e que nos une." que é levemente distorcida na edição do filme.
  • A frase "I've got a bad felling about this", que está presente em todos os filmes da saga, aqui é dita por Han Solo.
  • O nome da base "Starkiller" foi inspirado no sobrenome original de Luke (Luke Starkiller), que posteriormente foi mudado por George Lucas para Luke Skywalker.
  • A voz de BB-8 foi concebida pelos comediantes Bill Harder e Ben Schwartz.
  • O título original do filme era "A Sombra do Império".
  • A filha de Carrie Fisher, Billie Lourd, faz uma personagem da Resistência chamada de tenente Connix.
  • Inicialmente, o espírito de Anakin Skywalker faria uma aparição no filme.
  • A produção do filme optou por usar mais cenários e modelos reais, com o propósito de fazer uma coisa esteticamente parecida com a trilogia original.
  • Mark Hamill e Carrie Fisher passaram por uma vigorosa dieta e exercícios físicos para poderem voltar aos respectivos papéis de Luke e Leia.
  • Este é o primeiro filme da série a ser filmado em IMAX.
  • Vários sites de cinema deixaram de funcionar após o início das pré-vendas de ingressos.
  • Poe Dameron (interpretado por Oscar Isaac) tem o sobrenome do ex-assistente pessoal de J.J. Abrams, Morgan Dameron e o nome do ursinho panda de sua filha, Poe.

ApariçõesEditar

Por tipo [Esconder]
Personagens Criaturas Modelos de Dróides Eventos Lugares

Personagens

Criaturas

Modelos de dróides

Eventos

Lugares

Organizações e títulos

Espécies

Veículos e naves

Armas e tecnologia

Notas e referênciasEditar

  1. 1,0 1,1 Wigler, Josh (2013-01-24, 5:03pm EST). J.J. Abrams To Direct 'Star Wars: Episode VII' - Music, Celebrity, Artist News (em inglês)  — MTV.com  — MTV. Acessado em 2013-01-24.
  2. 2,0 2,1 2,2 2,3 2,4 DISNEY TO ACQUIRE LUCASFILM LTD. (em inglês)  — The Walt Disney Company  — thewaltdisneycompany.com (2012-10-30). Acessado em 2012-10-31.
  3. 3,0 3,1 3,2 Kit, Borys (November 20, 2012, 4:41pm PST). 'Star Wars': Lawrence Kasdan, Simon Kinberg to Write, Produce - Hollywood Reporter (em inglês)  — The Hollywood Reporter. Acessado em November 21, 2012.
  4. SWicon New Video Series: A Discussion About the Future of Star Wars no StarWars.com (backup link no Archive.org)
  5. SWicon Master Filmmaking Team Announced for Star Wars: Episode VII no StarWars.com (backup link no Archive.org)
  6. SWicon Star Wars Celebration Europe 2013: John Williams to Score Star Wars: Episode VII no StarWars.com (backup link no Archive.org)
  7. http://cinema10.com.br/filme/star-wars-episodio-vii
  8. http://cinepop.virgula.uol.com.br/apos-trailer-star-wars-o-despertar-da-forca-ganha-logo-nacional-84236
  9. Farokhmanesh, Megan (2012-05-31, 12:00 pm). George Lucas Announces Retirement :: Movies :: News :: Paste (em inglês)  — Paste Magazine  — pastemagazine.com. Acessado em 2012-10-31.
  10. SWicon Kathleen Kennedy to become Co-Chair of Lucasfilm Ltd. no StarWars.com (backup link no Archive.org)
  11. Gornstein, Leslie (2012-10-30, 10:00 pm). Star Wars 7 Plot Will Be An Original Story Says Lucasfilm Source (em inglês)  — E! Online  — eonline.com. Acessado em 2012-10-31.
  12. Arciero, Ryan (2012-11-09). 'Catching Fire' movie, 'Toy Story 3' writer wanted for 'Star Wars Episode 7' - Chicago Pop Culture (em inglês)  — Examiner.com  — examiner.com. Acessado em 2012-11-10.
  13. Sullivan, Kevin P. (2012-11-13). 'Star Wars' Director Search: Producer Frank Marshall Knows! (em inglês)  — MTV  — mtv.com. Acessado em 2012-11-13.
  14. Exclusive: Ewan McGregor on Star Wars Episode 7: I'll be Obi-Wan if they need me (em inglês)  — Digital Spy (December 3, 2012). Acessado em December 3, 2012.
  15. Boucher, Geoff (November 6, 2012). 'Star Wars' sequel: Harrison Ford open to idea of Han Solo role (em inglês)  — CNN. Acessado em November 22, 2012.
  16. Collura, Scott (November 19, 2012). Billy Dee Williams' Lando Calrissian Back for Star Wars: Episode VII? (em inglês)  — IGN. Acessado em November 19, 2012.
  17. Sampson, Mike (February 15, 2013). 'Star Wars: Episode 7' - Harrison Ford Confirmed to Return as Han Solo! (em inglês)  — Screen Crush. Acessado em February 15, 2013.

Links externosEditar

Episode VII Logo
[Esconder][Fonte]

Também no FANDOM

Wiki aleatória