Wikia

Senciência

Discussão0
4 344 pages em
Este wiki
"Capacidade de falar não é prova de inteligência."
Qui-Gon Jinn para Jar Jar Binks[fonte]

Senciência é a capacidade de pensar de forma inteligente.

ClassificaçãoEditar

Senciente era um ser com a capacidade de pensar de modo inteligente, geralmente determinado pela capacidade de falar, manipular ferramentas, e usar a razão. Espécies que perdiam essa habilidade eram classificadas como não-sencientes, ou às vezes como sub-sencientes. Espécies que pareciam ter senciência emergente eram classificados como semi-sencientes. Estas espécies incluíam as que tinham recursos muito primitivos para manipular ferramentas, usar a linguagem, e/ou resolver problemas. Exemplos incluem o Dragão Arkaniano, a Fera Zillo, a Árvore Bafforr, o Wampa, e o Bastão Sombrio.

Um Show para Sub-Sencientes Domesticados da Orla Média anual era realizada para seres não-sencientes. O Império Galáctico, muitas vezes recategorizava espécies sencientes tais como os Wookiees como não-sencientes, permitindo-lhes escravizá-los formalmente sem violar as leis que protegem seres sencientes de tal abuso.

Nos bastidoresEditar

Star Wars usa o termo senciente diferentemente do uso do mundo real, onde a senciência em vez refere-se à capacidade de sentir sensações, como dor, assim, a maioria dos animais são sencientes. Em Português, o termo mais correto para um ser com a capacidade de pensamento inteligente seria sapiente.

Senciência não se restringe aos animais, apesar da crença comum; um exemplo disto é Yuuzhan'tar, um planeta senciente.

Em outras línguas

Rede da Wikia

Wiki Aleatória