Wikia

Sebastian Shaw

Falar0
4 762páginas
nesta wikia

Redireccionado de Sebastian Lewis Shaw

30px-Era-real
Sebastian Lewis Shaw

Sebastian Shaw 1979

Informações biográficas
Data de nascimento

29 de Maio de 1955
Holt, Norfolk, Inglaterra[1]

Data de morte

23 de Dezembro de 1994
Brighton, East Sussex, Inglaterra[2]

Nacionalidade

Britânico[1]

Carreira
Ocupação
Trabalho em Star Wars

O Retorno de Jedi (1983)[1]

Outros trabalhos notáveis
  • Mais de 40 filmes[1]
  • Dezenas de produções teatrais[1]
"Sebastian Shaw era o tipo de interpretador que podia elevar qualquer ocasião dramática. Seja em filmes, peças de teatro, televisão ou no rádio, sua forma comedida, inteligência afiada, estilo discreto e técnica polida davam a todas as suas obras uma distinção tranquila."
―Adan Benedick[fonte]

Sebastian Shaw (29 de Maio, 190523 de Dezembro, 1994) era um ator Inglês de palco, filmes, televisão e rádio, como também diretor, novelista, dramaturgo e poeta. No percurso de sua carreira de 65 anos, Shaw apareceu em mais de 40 produções de filme e televisão, mas era conhecido principalmente por suas dezenas de performances de palco. Um auto-descrito "ator podre" quando jovem, Sebastian alegou amadurecer como um intérprete após o retorno do serviço na Força Aérea Real durante a 2ª Guerra Mundial. Shaw era particularmente conhecido por suas performances nas produções de William Shakespeare, que eram consideradas ousadas e à frente de seu tempo. Ele também escreveu um romance, O Batizado, em 1975.

Um dos papeis mais famosos de Shaw é sua breve, mas importante performance em O Retorno de Jedi, onde ele interpretou um redimido Anakin Skywalker durante o momento a bordo da Estrela da Morte II quando Luke Skywalker desmascara seu pai a morrer. Devido ao extremo sigilo exigido pelo criador de Star Wars, George Lucas, Shaw não conhecia detalhes de sua parte até que foi garantido fazer o papel, e foi proibido de discutir o assunto com ninguém, mesmo a sua família e amigos, até depois do lançamento nos cinemas. Sebastian Shaw morreu de causas naturais aos 89 anos em 1994. Dez anos depois, sua imagem como fantasma da Força durante a cena final de O Retorno de Jedi foi substituída pela do ator Hayden Christensen da trilogia prequela no relançamento do filme em DVD de 2004.

PersonajeP

Notas e referênciasEditar

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 1,4 1,5 1,6 1,7 1,8 1,9 Leech, Richard. "Better Than Beefcake: Sebastian Shaw," The Guardian, December 29, 1994, Features (section), pg. T12.
  2. "Sebastian Shaw Obituary," The Daily Telegraph, January 2, 1995.

Ao redor da rede Wikia

Wikia aleatória