FANDOM

Eras-canon-transp

Eras-legends2

"Ele se comporta como nosso líder, mas ninguém nunca o elegeu."
―Steela Gerrera[fonte]

Saw Gerrera foi um Humano rebelde que lutou nas Guerras Clônicas, juntamente com sua irmã, Steela Gerrera, contra a Confederação de Sistemas Independentes. Ele foi o líder dos rebeldes de Onderon e os ajudou a libertar Onderon do controle Separatista. Anos depois, ele liderou uma célula rebelde em Onderon na resistência contra o Império Galáctico. Ele se envolveu em uma missão para roubar os planos da Estrela da Morte. Mais de duas décadas depois da queda do Império, alguns cidadãos da Nova República consideravam suas táticas de guerra como extremistas.

Na resistência inicial contra os Separatistas em Onderon, Gerrera e seus soldados estavam em menor número em relação ao Exército Droide Separatista. Ele pediu ajuda ao Alto Conselho Jedi, o que levou ao envio pela Ordem Jedi de um time composto pelos Generais Anakin Skywalker e Obi-Wan Kenobi, Comandante Ahsoka Tano e o Capitão Clone CT-7567 ("Rex") para treinar os combatentes Onderonianos. Os Jedi e Capitão Rex ensinaram aos rebeldes técnicas e estratégias apropriadas para combate contra o exército droide e, através de seus esforços, Saw e seus soldados começaram a mudar a situação do planeta. Gerrera ressentiu que os rebeldes escolheram Steela como líder, e ele logo foi capturado em uma tentativa mal sucedida de resgatar o deposto Rei Ramsis Dendup dos Separatistas. Ambos acabaram sendo resgatados pelos rebeldes, que eventualmente montaram uma batalha final contra os Separatistas. Com isso, os rebeldes conseguiram libertar seu planeta e retornar Dendup ao trono. A luta, porém, teve um custo pessoal muito alto: Steela foi morta durante a batalha final, e Gerrera lamentou a perda de sua irmã.

Anos mais tarde, Saw Gerrera se retirou da Aliança Rebelde e se tornou uma espécie de guru, uma lenda que incomodou tanto a Aliança quanto o Império Galáctico, depois de ajudar a obter meios para o Rogue Um a derrotar a Estrela da Morte com informações valiosas sobre o seu esquema de construção. O Império Galático fez o primeiro teste da sua super-arma na lua de Jedha, mas Gerrera se recusou a fugir e morreu na sua base presenciando o fim do lugar.

ApariçõesEditar

FontesEditar

Notas e referênciasEditar

Em outras línguas

Também no FANDOM

Wiki aleatória