FANDOM

Eras-canon-transp

Eras-legends2

30px-Era-imp

Saak'ak era a nave-capitânia da Federação de Comércio durante o bloqueio em Naboo. Era uma Nave de batalha classe Lucrehulk, Saak'ak era comandado pelo capitão Daultay Dofine. De dentro, o Saak'ak, Vicerei da Federação de Comércio Nute Gunray e Rune Haako começaram o broqueio a Naboo em 32 anos antes da Batalha de Yavin.

O Mestre Jedi Qui-Gon Jinn e seu Padawan, Obi-Wan Kenobi, pousaram no hangar do Saak'ak' como negociadores, pouco tempo depois da disputa começar, enviados pelo Chanceler Supremo Finis Valorum para ajudar a resolver o bloqueio. Infelizmente, quando a Federação de Comércio descobriu que a República havia enviado Jedis como negociadores, eles ordenaram a execução imediata dos intrusos. Felizmente, os dois Jedi escaparam facilmente, a segurança droide por não ser páreo para o poder da Força. O par de Jedi então escaparam da nave se escondendo em uma embarcação de pouso C-9979 separada.

Quando o Vice-rei Gunray conquistou o Palácio Real de Theed, o bloqueio orbital se dispersou, deixando apenas a Nave de Controle de Droides para coordenar as forças de ocupação e controlar os exércitos droides em Naboo. O destino final do Saak'ak permanece desconhecido, apesar de ter talvez se juntado às forças da Confederação de Sistemas Independentes durante as Guerras Clônicas.

ApariçõesEditar

FontesEditar

Em outras línguas