FANDOM

Eras-canon-transp

Eras-legends2

"Estes Tuskens andam como pessoas, mas eles são monstros perversos e estúpidos ."
Cliegg Lars[fonte]

Tusken Raiders, coloquialmente referidos como Povo da Areia ou simplesmente Tuskens, eram povos de cultura nômade e primitiva senciente nativa de Tatooine, onde eles atacavam os moradores.

CulturaEditar

"Uma fazenda de umidade? Os pobres moradores nem tiveram uma chance. O Povo da Areia pensa que a água é sagrada e prometida a eles."
Saponza para seu parceiro depois de descobrir uma fazenda de umidade destruída pelo Povo da Areia[fonte]

Os Tusken Raiders são uma espécie nativa do planeta desértico chamado Tatooine. Por cause do ambiente áspero de seu planeta, eles viraram extramente xenofóbicos e territoriais, por causa disso, atacam regularmente acampamentos e pequenos alojamentos como Anchorhead.[2] O Povo Areia acreditava que toda água era sagrada e prometida a eles, resultando em ataques à fazendas de umidade construídas pelos colonos.[4] Além disso, eles plantavam o melão negro nas Ruínas de Jundland, garantindo uma fonte significativa de leite.[6]

Clãs dos Tusken possuíam entre 20 e 30 membros, e seus líderes incluíam chefe de clãs, chefe tribais e senhores da guerra. O Povo da Areia se comunicava em um idioma conhecido como Tusken. Ao completar 15 anos, um Tusken se torna um adulto, e eles tinham que matar um Dragão Krayt e cortar sua preciosa pérola que fica em seu estômago. Os Tuskens viviam em acampamentos pela área rochosa das Ruínas de Jundland conhecido como As Agulhas,[3] no qual eram guarnecidos pelos domesticados massiffs.[7]

Os homens eram os guerreiros do seu clã e eles geralmente atacavam viajantes e comerciantes que tiveram a infeliz tarefa de passar por ali acidentalmente nos seus territórios. [1] Seu principal arma de combate era os Bastão Gaderffii, também usavam os "Tusken Cyclers" para atirar em veículos que eles detectavam.[2] Todos os guerreiros criaram seu próprio bastão gaderffii, fazendo que cada um raro. Os homens vestiam trajes e envoltórios ásperos que forneciam proteção e permitiam uma facilidade grande para se movimentar.[3] As mulheres podem ser diferenciadas pelas suas máscaras elaboradas com fendas nos olhos e mortalhas que cobrem seu tronco. Suas crianças vestiam mantos unissex[2] e não podiam se vestir como homens ou mulheres até chegarem ao ritual de passagem. Todos eles usavam telas para cobrir a boca e olhos, com o objetivo de reter a umidade e para manter areia fora de contato. Eles foram proibidos de retirar suas roupas nas frentes dos outros, exceto na frente de um parceiro, na sua noite de núpcias, e nas cerimônias coming-of-age.[3]

O Povo da Areia e os banthas compartilham uma conexão muito próxima, quase mística. Durante os ritos de iniciação para o Tusken ser guerreiro, um Tusken recebia um bantha[2] de acordo com o gênero dele[3] e aprendia a criá-lo.[2] Quando os Tuskens se casavam, seus banthas também "casavam", e, se seu dono morre, seu bantha geralmente perece logo após a morte de seu dono. Se um bantha morrer antes de seu dono, ele seria enterrado em um grande cemitério, no qual era tratado com grande respeito pelos Tuskens e outros banthas.[3]

HistóriaEditar

Durante o Clássico Boonta Eve, vários Tusken estavam acampando em Canyon Dune Turn. Durante o primeiro lap, eles receberam alguns tiros os rifles de projéteis do podracer. Apesar de começarem com o pé errado, no segundo lap um Tusken conseguiu derrubar um podracer sendo pilotado por Teemto Pagalies.[8]

Um mês antes da Batalha de Geonosis, os Tuskens atacaram os Larsn e sequestraram Shmi Skywalker Lars e depois torturaram. Seu filho, o famoso Jedi Padawan Anakin Skywalker, retornou para Tatooine para resgatar sua mãe, mas logo depois de encontrá-la num acampamento dos Tusken, ela morreu por causa dos ferrimentos. Então, Anakin encheu-se de ódio e matou todos Tusken que estavam por perto, até mesmo mulheres e crianças.[7] Depois do massacre, os Tuskens começaram a acreditar que Anakin era demônio vingativo do deserto, e faziam rituais e sacrifícios para afastá-lo.[3]

Mais de vinte anos depois, o filho de Anakin, Luke foi atacado por URoRRuR'R'R e um grupo de Tuskens depois de sair de sua casa na busca por R2-D2.[5] Felizmente, seu amigo Ben espantou os Tuskens imitando o choro de um dragão krayt, o predador mais mortal de Tatooine.[9]

Death-star-2 Esse artigo está em construção.

O autor deve estar treinando seus poderes de Jedi.

Nos bastidoresEditar

Sand peoples by McQuarrie

Arte Conceitual de Tusken Raiders de Ralph McQuarrie.

Os Tuskens apareceram pela primeira vez no segundo esboço de Star Wars: Uma Nova Esperança, como espiões imperiais em missão enviados junto de um pelotão na superfície de Tatooine para procurar o que havia trazido Deak Starkiller para o planeta. Eles aparentavam ser humanoides, com olhos vermelhos e dirigiam landspeeders diferentes. Eles se tornaram nativos de Tatooine no terceiro esboço.[10]

Quando um Tusken fala, seu som se assemelha ao som de um leão marinha da Terra, mas os sons por modificados por Ben Burtt de zurros de burros.

ApariçõesEditar

Aparições não-canônicas Editar

FontesEditar

Notas e referênciasEditar

  1. 1,0 1,1 Star Wars Journeys: Beginnings
  2. 2,0 2,1 2,2 2,3 2,4 2,5 Encyclopedia-Logo Tusken Raiders na Encyclopedia
  3. 3,0 3,1 3,2 3,3 3,4 3,5 3,6 Star Wars: Absolutely Everything You Need to Know
  4. 4,0 4,1 4,2 Star Wars: Commander
  5. 5,0 5,1 Ultimate Star Wars
  6. Star Wars 7: From the Journals of Old Ben Kenobi: The Last of His Breed
  7. 7,0 7,1 Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones
  8. Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma
  9. Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança
  10. The Making of Star Wars: The Definitive Story Behind the Original Film

Links externosEditar

Em outras línguas

Também no FANDOM

Wiki aleatória