FANDOM

Eras-legends

30px-Era-imp30px-Era-reb30px-Era-new

"Para aquele chamado Maw: uma pessoa amarga que odeia tudo e detém lealdade para poucos. Um inimigo forte e formidável. Para cada cordão muscular, há o ódio. É esse ódio que mantém seu corpo envelhecido forte."
―Qu Rahn como fantasma da Força, para Kyle Katarn[fonte]

Maw era um Jedi Sombra Boltruniano que caiu para o lado sombrio da Força e juntou-se ao grupo de Jedi Negros do Inquisidor Jerec, ajudando-o em sua busca pelo lendário Vale dos Jedi, o qual Jerec esperava usar para ajudar a reconstruir o Império Galáctico. Em 5 DBY, em um esforço para descobrir a localização do Vale, Jerec tentou capturar o Mestre Jedi Qu Rahn no planeta Dorlo. Maw e os Jedi Negros acompanhantes Sariss e Yun foram designados a capturar Rahn na superfície do planeta, mas falharam em sua missão. Embora Rahn escapou do planeta a bordo de uma corveta CR90, a nave foi capturada pelo raio trator do Super Destróier Estelar pessoal de Jerec, o Vingança. A bordo do Vingança, Jerec arrancou a informação que precisava da mente de Rahn, mas logo em seguida, o Jedi roubou o sabre de luz de Yun e atacou os usuários-sombrios de Jerec. Antes de Rahn ser morto por Jerec, as pernas de Maw foram decepadas do corpo pelo Mestre Jedi.

Maw sobreviveu e substituiu suas pernas com uma prancha repulsora, mas finalmente domina a arte do voo da Força e apropriou-se da forma de combate com sabre de luz Trispzest. Devido a sua lesão, ele também veio a ser conhecido como o Meio-Homem. Por fim, Jerec localiza o Vale dos Jedi no planeta Ruusan, e suas forças ocupam o planeta. Entretanto, Jerec foi perseguido por um aspirante a Jedi, Kyle Katarn, que tentava parar o Jedi Negro. Maw confrontou Katarn em uma pista de pouso perto ao cargueiro Estrela Sulon e foi derrotado. Imobilizado e indefeso, ele provocou Katarn com comentários sobre a morte de seu pai, tentando instigá-lo para o lado sombrio. Katarn sucumbiu a sua raiva e assassinou Maw, mas acabou por ser capaz de resistir aos seus pensamentos sombrios e permaneceu com a luz.