FANDOM

Eras-canon-transp

Eras-legends2

"A última nobre de Alderaan deve ser forte demais para se acovardar. Determinada demais para se desesperar. E mais do que isso, General, ela deve ser teimosa demais para desistir, caso espere que seus súditos-sua cultura-sobrevivam."
―Leia Organa[fonte]

Leia Organa, uma Humana sensitiva à Força, era a filha do Cavaleiro Jedi caído Anakin Skywalker e da Senadora Padmé Amidala de Naboo. Sua mãe morreu no parto e seu pai, agora o Lorde Sith Darth Vader, acreditava que Leia e seu irmão gêmeo Luke Skywalker estavam mortos, então Leia foi adotada pelo Vice-rei Bail Organa e a Rainha Breha Organa de Alderaan. Portanto, ela foi criada como uma Princesa da Casa de Organa, eventualmente representando seu planeta no Senado Imperial, paralelamente à sua posição chave na Aliança pela Restauração da República ao lado do pai.

Durante a Guerra Civil Galáctica, Organa levava os planos recentemente roubados da Estrela da Morte quando foi capturada acima de Tatooine, mas conseguiu transmiti-los para o droide astromecânico R2-D2 e enviá-lo para encontrar o Mestre Jedi Obi-Wan Kenobi. A bordo da Estrela da Morte, Grão-Moff Wilhuff Tarkin tentou forçá-la a revelar a localização da base rebelde sob a ameaça de destruir Alderaan. Ela revelou um nome falso, mas Tarkin ordenou que o planeta fosse destruído de qualquer forma. Enquanto aguardava sua execução, Leia foi resgatada por Obi-Wan, Luke, Han Solo, Chewbacca, R2-D2 e C-3PO, que então a levaram, junto com os planos, para a verdadeira base rebelde, em Yavin 4, onde a Estrela da Morte foi destruída por Luke. Após esses acontecimentos, Leia recrutou a ajuda de Evaan Verlaine e R2-D2 para trabalhar ativamente na proteção de todos os Alderaanianos sobreviventes da caçada do Império Galáctico.

Durante os anos que se seguiram, Leia continuou a ajudar a Rebelião em missões como Cymoon 1, e supervisionando operações em lugares como a Redemption ou a Base Echo em Hoth, onde a Aliança foi forçada a evacuar o planeta. Leia partiu a bordo da Millenium Falcon, escapando da frota Imperial para chegar na Cidade das Nuvens em Bespin para consertar o hiperpropulsor danificado da Falcon com a ajuda de Lando Calrissian. Porém, Lando traiu-os para Vader, o que levou ao congelamento de Han Solo em carbonita, quando Leia professou seu amor por ele. Pouco depois, Lando libertou-a e seus companheiros e Leia por sua vez resgataram seu irmão depois de seu duelo com Darth Vader. Juntos, eles conseguiram escapar das forças Imperiais em órbita e se reuniram com a Frota da Aliança.

Organa participou do bem-sucedido resgate de Han Solo do palácio de Jabba Desilijic Tiure, a tempo de se juntar à Batalha de Endor, onde ela, Solo e Chewbacca lutaram na lua florestal para destruir o gerador de escudo que protegia a Segunda Estrela da Morte. Durante a campanha, Luke revelou a Leia que ele era seu irmão, e Darth Vader seu pai. Depois das forças terrestres da Rebelião terem sucesso, a frota no espaço conseguiu destruir a Estação espacial.

BiografiaEditar

Em 1 DBY, Leia enviou Han Solo e Chewbacca para resgatar o líder da equipe de reconhecimento Picanços Caluan Ematt que ficou escondido no planeta de Cyrkon. [4]

Em 4 DBY, antes da Batalha de Endor, Leia criou um grupo que serviu como chamariz. Esse grupo percorreu vários planetas do Sistema Corva transmitindo mensagens de reunião de voluntários para combater o Império. O objetivo desse chamariz foi voltar a atenção do Império para esse grupo e não descobrir a reunião da frota que estava a caminho do planeta Endor. [5]

Em 4 DBY, Leia criou um Holovideo que foi transmitido por toda a galáxia informando da destruição da Estrela da Morte II e das mortes de Darth Vader e do Imperador Galáctico Sheev Palpatine. [6]

Após a Batalha de Endor, Leia e Shara Bey foram para o planeta de Naboo com o objetivo de buscar apoio e conselhos para a formação de um novo Senado Galáctico, mas lá foram encurraladas pelo Destróier Estelar Torrent durante a Operação Cinzas.
PersonajeP
Este artigo é, por ora, apenas um esboço de um artigo de prioridade da saga. Por favor complete-o pois ele está incompleto. Você pode ajudar a Star Wars Wiki expandindo-o.

Aparições Editar

FontesEditar

Notas e referênciasEditar

Links externosEditar

Em outras línguas