FANDOM

30px-Era-real

Kenny Baker (24 de Agosto de 1934 - 13 de Agosto de 2016) é um ator britânico mais conhecido por ser o homem dentro de R2-D2 na série de filmes.

Baker, que tem 1,12 metros de altura, era um artista de circo e executante de cabaré com Jack Purvis quando George Lucas contratou-o para ser o homem dentro de R2-D2 em Star Wars no ano de 1977. Apesar de Baker e sua esposa serem anões, seus dois filhos não são. Ele aparece em cinco dos seis filmes de Star Wars; apesar de seu nome aparecer nos créditos do Episódio III, ele nunca filmou nenhuma cena deste filme em particular. George Lucas decidiu creditá-lo no filme por lealdade. Baker também interpretou outro papel em O Retorno de Jedi, como Paploo, o Ewok que rouba uma speeder bike imperial. Ele era para, originalmente, interpretar Wicket W. Warrick, mas acabou ficando doente e o papel foi passado a Warwick Davis.

Kenny Paploo

O papel menos conhecido de Baker como Paploo o Ewok.

Baker também trabalhou com George Lucas fora dos filmes Star Wars. Baker teve uma participação não creditada como R2-D2 no Star Tours e outra como membro da banda Nelwyn em Willow, assim como um papel de Goblin Corps em Labyrinth.

Outros filmes em que Baker participou foram The Elephant Man de 1980 e Time Bandits de 1981. No fim da década de 1990, Baker lançou-se na carreira de comédia de estilo "stand up". Além disso, toca instrumento de sopro profissionalmente.

Baker foi hospitalizado em 9 de Abril de 2008 por uma "Doença Misteriosa. Ele faleceu em 13 de Agosto de 2016 com a idade de 83 após uma longa doença.

FontesEditar

Links externosEditar