Wikia

Jawa

Discussão0
4 419 pages em
Este wiki
Jawa

JawaNEGAS

Classificação biológica
Características físicas
Altura média

97 centímetros

Características socioculturais
Planeta natal

Tatooine

Língua

Jawaese

Membros famosos
"Eu não posso respeitar os Jawas! Criaturas nojentas!"
C-3PO[fonte]

Os Jawas foram pequenas criaturas roedoras, completamente escondidos atrás de ásperas capas tecidas a mão. As suas faces ficam escondidas dentro das dobras escuras de um capuz, de onde espreitam os dróides que vagam por Tatooine. Os Jawas mostraram ter sido uma raça completamente carniceira. Eles tinham o hábito de vasculhar os desertos de Tatooine em busca de fragmentos mecânicos, de peças e até mesmo de dróides. O dróide astromecânico R2-D2 e o dróide de protocolo C-3PO já foram levados pelos Jawas.

Biologia e aparênciaEditar

«Utinni!»
―Uma lamúria comum dos Jawas. — Gnome-speakernotesOuça (arquivo)[fonte]
Jawas

Um par de Jawas com o tradicional robe marrom.

Jawas eram facilmente identificáveis ​​pelos seus mantos marrons encapuçados, brilhantes olhos amarelos, pequena estatura e seu idioma, o Jawaese.

Pesquisadores descobriram que Jawas pareciam ser magros, roedores, com caras encolhidas e olhos amarelos. A investigação sugere que o conflito Jawas e o Povo da Areia, duas espécies nativas de Tatooine, originalmente evoluiu a partir da mesma espécie, os extintos Kumumgahs, enquanto outros sugerem que os Jawas haveriam originado de seres humanos.

Em todos os momentos, os rostos dos Jawas permaneceram obscurecidos por um manto de pano para reter a umidade, ocultar a sua identidade e dissipar o calor corporal. Gemas laranjas polidas foram incorporados dentro do tecido para proteger a visão dos Jawas dos sensível da luz solar. Jawas eram famosos por seu odor incrivelmente potente. Repulsivo para a maioria das espécies, este odor continha quantidades incríveis de informação, tais como identidades de outros Jawas, a saúde, a linhagem do clã, a última refeição, a maturidade, excitação e até mesmo o seu humor. Jawas desenvolveram várias características importantes de sobrevida, como visão noturna excepcional e um sistema imunológico forte . A temperatura de um Jawa, de corpo normal, é de 46 ° C (F 116), o que resultou em um alto metabolismo e um sistema digestivo eficiente.

Sociedade e culturaEditar

"A areia fica. Todo o resto muda."
―Iziz[fonte]
Jawa fortress

Uma fortaleza Jawa.

Jawas eram comuns, uma espécie de catadores compulsivos que passou a maior parte de sua vida dedicada à limpeza dos desertos de Tatooine, em busca de qualquer sucata, dróide ou parte mecânica. A maioria dos não-Jawas consideravam os Jawas como catadores e ladrões, uma descrição que a maioria dos Jawas acreditava ser agradável.

O lema não-oficial da Jawa não era para olhar para utilização em um item recuperado, mas sim para imaginar alguém que possa encontrar um uso para ele. Eles tinham um tipo de sensação instintiva de máquinas e eletrônicos, notórios para saber como pegar um pedaço de funcionamento do equipamento bom o suficiente para vender.

Organização SocialEditar

"Jawas... Nunca por perto quando se precisa deles."
Kyle Katarn[fonte]

Jawas viviam em famílias de clãs distintos, cada um com distintos territórios separados para viver e limpar. Cada Sandcrawler foi conduzido por um clã chefe, que era do sexo masculino. No entanto, o funcionamento global do clã Jawa foi supervisionada por uma Xamã do sexo feminino. Acreditava-se que os xamãs possuíam a capacidade de prever o futuro, e executar feitiços e bênçãos para proteger o clã e garantir o bem estar de todos os membros do clã. Este título deu-lhes um grande respeito por todo o clã, o que era estranho na grande parte patriarcal da sociedade Jawa. Com a importante posição dentro da sociedade, o xamã não podia viajar no Sandcrawler,e em vez disso, permanecia em segurança na fortaleza de seu clã.

Jawa engineers

Jawas consertam um landspeeder.

A principal atividade na vida de uma Jawa foi a limpeza e comercialização dentro de seus veículos Sandcrawlers. Ao atingir a idade adulta, Jawas eram escolhidos para trabalhar em seus sandcrawlers, e participar da caçada, a pesquisa, comércio e revenda de mercadorias úteis encontrados nos desertos. Todos os Jawas restantes viviam dentro de fortalezas, situadas no fundo do deserto, onde os seus produtos foram coletados, arquivados, e as crianças Jawas poderiam nascer e crescer com segurança. Estas fortificações tinham altos muros feitos de grandes pedaços de antigas naves espaciais que haviam sido destruídas, os podendo proteger de outras criaturas do deserto.

Uma vez por ano, pouco antes da temporada de tempestades em Tatooine, todos os clãs Jawa se reuniam na grande bacia do Mar Dune para atender à troca anual. Os Jawas se reuniam para trocar produtos e outros objetos. Assuntos de relações entre clãs, quais fossem elas, também eram atendidos, assim como a comparação de dados de navegação do deserto em constante mudança e o arranjo de casamentos para garantir a diversidade cultural e genética.

Aderindo aos seus instintos de catadores, que era bastante comum para clãs familiares diferentes para trocar seus filhos e filhas para o casamento através de um acordo de troca ou comércio intenso. Um termo comum para este Jawa foi o comércio de "casamento de merchandising". À julgar pelos comentários feitos por Wimateeka para Ariq Joanson, Jawas casavam-se em público.

Clãs JawasEditar

IdiomaEditar

Blue Glass Arrow Artigo principal: Jawaese
Blue Glass Arrow Artigo principal: Linguagem de comércio Jawa
Jawaese

Exemplo de Jawaese escrito.

Jawas falavam Jawaese, uma linguagem aleatoriamente variável, que era difícil de interpretar devido à sua velocidade de fala extremamente rápida, e o hábito dos Jawas de dar ênfase eo tom de suas palavras. Para habilitar Jawas à se comunicarem mais fácilmente com outras espécies para trocas e outros assuntos, que se baseou em uma forma simplificada de Jawaese, a Linguagem do comércio Jawa foi facilmente aprendida por espécies que comumente tratavam com os comerciantes Jawas.

DietaEditar

Os Jawas desfrutavam esquilos por sua carne, dura pungente. Uma vez, um clã Jawa tomou uma cápsula de transporte Imperial depois desta ter aterrisado violentamente, e encontrou esquilos no seu interior. Eles ficaram felizes por ter um jantar gratuito, além de encontrar sucata.

HistóriaEditar

"Os Jawas têm o hábito de tomar tudo o que não está amarrado. Mas lembre-se, Luke... Eles têm medo de suas próprias sombras."
Owen Lars para Luke Skywalker.[fonte]

Os Jawas eram descendentes da espécie Kumumgah que costumavam viver em Tatooine muito antes da formação da República Galáctica e muito antes de o planeta ser, de fato, um deserto. Durante a era pré-República, algum tempo antes de 25.200 ABY, o Rakata do Império Infinito os puniu por desafiar sua autoridade com o desencadeamento de um bombardeio orbital, que reduziu a superfície do mundo, uma vez exuberante, transformando sua superfície em areia do deserto. Esta mudança climática extrema dividiu os Kumumgah em duas raças:.. os Ghorfas altos (que evoluiu para o Povo da Areia) e os pequenos Jawa. É interessante notar, no entanto, que durante o Guerra Civil Jedi os Jawas falavam de si de uma maneira que sugeria que eles não têm relação com o Povo da Areia e também não são nativos de Tatooine. Se isto é verdade ou mais uma manobra para se distanciar de seus primos mais violentos, não se sabe. Além disso, devido ao fato de que o Povo de Areia conheciam a história de antigas gerações através do conto oral, é discutível se os Jawas sequer sabiam das antigas gerações.

Análises de esculturas de pedra antigas encontradas em inúmeros mundos, incluindo Corellia e até Coruscant, levou os cientistas da Divisão Imperial Arqueológica em 1 DBY a propor a hipótese de que essas esculturas eram de origem Jawa e que sua espécie, já havia viajado entre as estrelas. Não se sabe se uma análise mais aprofundada confirmou o boato.

Jaawa

Um encontro de Jawas.

Por volta de 3.959 ABY, seguindo o que se acreditava ser uma oportunidade importante de mineração, a Corporação Czerka trouxe sandcrawlers para Tatooine, embora eles terem abandonado o planeta logo depois que eles descobriram a natureza instável dos minérios locais. Após abandonar o planeta, os sandcrawlers foram rapidamente adotado pelos Jawas, que iriam usá-los como casas móveis. Os sandcrawlers abandonadas mudaram radicalmente a civilização Jawa, servindo como fortalezas móveis para tribos Jawas buscar nos desertos materiais para furtar. Estes veículos serviram como prova das habilidades de Jawas de descobrir métodos incomuns e pouco ortodoxos de fazer as coisas funcionarem, e a manutenção contínua necessária para manter em funcionamento.

Como colonos assentados em Tatooine, os Jawas não eram tão hostis em direção a eles como o Povo da Areia mostrou ser ao longo dos anos. Em seus sandcrawlers recém-adquiridos, Jawas fariam uma turnê no deserto, tomando posse de dróides velhos ou equipamentos deixados pelos agricultores de umidade e outros colonos, e, então, vendê-los para qualquer cliente disposto à comprá-los ou trocá-los por outra coisa. Às vezes, Jawas roubaram coisas que chamavam a sua atenção, levando os colonos a considerá-los indignos de confiança. Presumivelmente, eles usaram o dinheiro adquirido a partir de suas relações para adquirir bens ou outras necessidades dos colonos ou de outros Jawas.

Os Jawas também emigraram para outros mundos semelhantes à Tatooine, como Ryloth e Florrum e planetas de lixo, como Raxus Prime, que era a casa do clã Meeknu. Um deles foi visto até mesmo no planeta Genon, e Coruscant também abrigou muitous outros Jawas. Um outro mundo onde Jawas estavam presentes foi Arcan IV. Algum tempo depois da Batalha de Endor, um grupo de 480 Jawas foi transportado para Endor, como parte de uma expedição financiada com fundos privados para salvar hardwares valiosos de destroços deixados lá depois da batalha. Eles teriam se amotinado, formando uma gangue de bandidos. Eles presaram todos os viajantes próximos. Em 17 DBY, alguns Jawas foram fortemente levados para Skip 5.

Equipamento e tecnologiaEditar

JawasSandcrawlerRED

Jawas de olhos vermelhos emergem de seu sandcrawler.

Jawas não carregavam armas devido à sua natureza passiva. No entanto, eles contaram com blasters de íons que dispararam feixes de energia para desativar dróides, e colocando inibidores de fuga para mantê-los sob controle. A maioria dos Jawas também carregava consigo em torno de várias ferramentas para a reparação de dróides. Eles também foram hábeis em criar robôs personalizados, remendados a partir de peças de reposição de outros dróides. Estes dróides monstros, como eram chamados, podiam ser especialmente concebidos para as necessidades específicas de um cliente.

Nos BastidoresEditar

Em Ataque dos Clones, um copo de "suco de Jawa" à oferecido à Obi-Wan em uma lanchonete de Coruscant. Há uma piada na Internet de longa duração (popular em fóruns de fãs de Star Wars), de que o suco de Jawa seria feito de Jawas esprimidos na hora.

Fãs também especulam que uma Jawa parece sob o capô. Por trás dos tiros cenas de O Retorno de Jedi, os Jawas têm cabeças quadradas cobertas de pano preto, com grandes olhos amarelos que parecem ser mecânicos. No entanto, deve ser admitido que este é um traje e assim não pode representar a sua aparência canónica. A novelização original de Star Wars implica uma relação familiar entre Jawas e Tusken. Também os descreve como roedores como e os compara com seres humanos de-evoluídos, embora estes poderiam ser meras metáforas. O The Mystery of the Rebellious Robot chama-lhes os "habitantes subumanos de Tatooine", e dicionários visuais os retratam tendo uma aparência extremamente feia.

ApariçõesEditar

Aparições não-canônicasEditar

Ficheiro:Dizzy Jawa.PNG

FontesEditar

Links externosEditar

Rede da Wikia

Wiki Aleatória