FANDOM

Eras-canon-transp

Eras-legends2

"Sabe, eu acho aquela criatura Jar Jar um tanto esquisita."
C-3PO para R2-D2[fonte]

Jar Jar Binks foi um Gungan comandante militar e político que desempenhou um papel principal na Invasão de Naboo e nas Guerras Clônicas que culminaram na queda da República Galáctica e na ascensão do Império Galáctico. Uma vez excluído da sociedade Gungan devido a seu comportamento atrapalhado, ele reganhou a aprovação de seu povo ao ajudar a garantir uma aliança entre o chefe Gungan Rugor Nass e a Rainha Padmé Amidala de Naboo, uma aliança vital para acabar com a invasão da Federação de Comércio em seu mundo natal compartilhado. Nos anos que seguiram, Binks tornou-se o Representante Júnior do seu povo no Senado Galáctico, servindo ao lado de Amidala quando ela se tornou a senadora do planeta.

Dez anos após a Crise Naboo, tensões crescentes entre a República Galáctica e a Confederação de Sistemas Independentes ameaçavam a eclosão de uma guerra galáctica em escala total. Na ausência da Senadora Amidala, cuja vida estava sob ameaça de assassinos Separatistas, Binks foi convencido pelo Supremo Chanceler Sheev Palpatine a propor que o chanceler recebesse poderes executivos emergenciais para criar um Grande Exército da República. A proposta foi um sucesso, levando à eclosão das Guerras Clônicas, durante a qual Binks participou de um número de missões diplomáticas para o Senado Galáctico.

Os poderes emergenciais que Binks propôs foram no fim usados pelo chanceler, secretamente o Lorde Sith Darth Sidious, para acumular poder total e transformar a República no Império. Nos anos que seguiram, Binks tornou-se um excluído em Naboo, devido ao seu papel na ascensão do Império. Na época da Batalha de Jakku, Binks era um artista de rua na cidade capital Theed, onde ele era menosprezado pelos adultos mas amado pelas crianças que viam assistir a suas travessuras.

PersonajeP

Aparições Editar

Fontes Editar

Notas e referênciasEditar

Também no FANDOM

Wiki aleatória