FANDOM

30px-Era-real

"É muito emocionante ter J. J. conduzindo a carga a bordo como nós partimos para fazer um novo filme de Star Wars. J. J. é o diretor perfeito para dirigir este. Além de ter esses grandes instintos como cineasta, ele tem uma compreensão intuitiva dessa franquia. Ele entende a essência da experiência de Star Wars, e vai trazer esse talento para criar um quadro inesquecível movimento."
―Kathleen Kennedy[[fonte]]

Jeffrey Jacob "J.J." Abrams (nascido em 27 de junho de 1966) é um diretor, produtor, roteirista, ator e compositor americano. Em 24 de Janeiro de 2013, surgiram boatos de que Abrams deveria dirigir Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força, os quais foram confirmados pelo site StarWars.com no dia seguinte, quando foi anunciado também que o co-produtor Bryan Burk e a produtora do diretor, Bad Robot, estariam envolvidos no projeto.

Em Outubro de 2013, foi anunciado que Abrams também escreveria o roteiro de Star Wars: O Despertar da Força, trabalhando junto com Lawrence Kasdan e seguindo o rascunho original de Michael Arndt.

Carreira Editar

Wikificar
Este artigo precisa ser wikificado.
Por favor, formate este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no Manual de Estilo. Remova este aviso somente depois de todo o texto estar wikificado.

O primeiro trabalho de Abrams na indústria do cinema foi aos seus 16 anos, quando ele escreveu músicas para o filmeNightbeast. Durante seu último ano ele se juntou a Jill Mazursky para escrever um tratamento. Comprado pela Touchstone Pictures, o tratamento se tornou a base do filme Taking Care of Business, estrelado por James Belushi. Em seguida ele veio com os filmes Regarding Henry, com Harrison Ford, e Forever Young, com Mel Gibson.

Abrams colaborou com o produtor Jerry Bruckheimer e o diretor Michael Bay em 1998 no filme Armageddon. No mesmo ano ele se aventurou na telelvisão e criou a série Felicity, servindo como co-cirador (junto com Matt Reeves) e produtor executivo. Com sua companhia de produção, a Bad Robot Productions, ele criou e serviu como produtor executivo da série Alias e também é o co-criador (junto com Damon Lindelof) e produtor executivo da série Lost. Abrams escreveu e dirigiu o espisódio piloto de Lost, um trabalho que o fez vencer o Emmy Award de Melhor Direção em Série Dramática. Ele continuou a ser o produtor da série até o final de sua primeira temporada. Ele mais tarde escreveu o primeiro episódio da terceira temporada, "A Tale of Two Cities". Ele também foi o produtor executivo das séries What about Brian e Six Degrees. Em 2006 ele co-criou (junto com Roberto Orci eAlex Kurtzman) a série Fringe.

Abrams com escreveu e produziu o filme Joy Ride em 2001, e também escreveu um roteiro não produzido para um quinto filme de Superman em 2002. Ele fez sua estréia como diretor de cinema em 2006, com o filme Mission: Impossible III. Em 2009 Abrams dirigiu o reinício da franquia Star Trek, com o altamente aclamado filme Star Trek.

Abrams compôs os temas de abertura para as séries Alias, Lost e Fringe, e co-escreveu as duas músicas temas de Felicity. Ele assinou contratos com a Warner Bros. para produzir mais séries de televisão e com a Paramount Pictures para produzir mais filme em valores de por volta US$ 50 milhões.

Em 2010 Abrams criou a série Undercovers, entretanto ela foi cancelada pela NBC antes do final de sua primeira temporada. Abrams escreveu e dirigiu o filme Super 8, co-produzindo-o com Steven Spielberg; lançado em junho de 2011.

Recentemente, Abrams indicado pessoalmente por Steven Spielberg e consequentemente escolhido para dirigir Star Wars Episódio VII, o primeiro filme da nova fase da franquia recém adquirida pela Disney.

Ano Filme Notas
1990 Taking Care of Business Roteirista
1991 Regarding Henry Roteirista / Co-produtor
1992 Forever Young Roteirista / Produtor Executivo
1996 The Pallbearer Produtor
1997 Gone Fishin Co-roteirista
1998 Armageddon Roteirista
1999 The Suburbans Produtor
2001 Joy Ride Roteirista / Produtor
2006 Mission: Impossible III Diretor / Co-roteirista
2008 Cloverfield Produtor
2009 Star Trek Diretor / Produtor
2010 Morning Glory Produtor
2011 Super 8 Diretor / Roteirista / Produtor
Mission: Impossible – Ghost Protocol Produtor
2013 Wunderkind Produtor
Star Trek Into Darkness Diretor / Produtor
2015 Mission: Impossible – Rogue Nation Produtor
Star Wars Episódio VII Diretor / Co-roteirista / Produtor

Televisão Editar

Ano Televisão Notas
1998-2002 Felicity Co-criador / Diretor / Roteirista / Produtor Executivo
2001-2006 Alias Co-criador / Diretor / Roteirista / Produtor Executivo
2004-2010 Lost Co-criador / Diretor / Roteirista / Produtor Executivo
2005-2013 The Office Diretor Convidado
2006-2007 What about Brian Produtor Executivo
2006-2007 Six Degrees Produtor Executivo
2008-2013 Fringe Co-criador / Roteirista / Produtor Executivo
2009 Anatomy of Hope Diretor / Produtor Executivo
2010-2011 Undercovers Co-criador / Diretor / Roteirista / Produtor Executivo
2011-2012 Alcatraz Produtor Executivo
2011-presente Person of Interest Diretor / Produtor Executivo
2012-2014 Revolution Co-criador
2013-2014 Almost Human Produtor Executivo
2014 Believe Produtor Executivo
2016 11/22/63 Diretor / Produtor

Prêmios Editar

  • 2005 Emmy Award - Série de drama (Lost)
  • 2005 Emmy Award - Melhor Diretor de séries de drama (Lost)
  • 2006 Golden Globe Award - Melhor série de televisão - Drama (Lost)
  • 2007 Golden Globe Award Nominação, Melhor série de televisão — Drama (Lost)
Em outras línguas