Fandom

Iridônia

5 733páginas
nesta wikia
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

Iridônia era o planeta natal da espécie Zabrak. Foi um dos primeiros planetas a serem atacados pelos Mandalorianos durante as Guerras Mandalorianas. Muitos Iridonianos se juntaram à República para acabar com o conflito.

Devido às cruéis condições de vida no planeta, os Zabrak se tornaram uma espécie resistente. Eles conseguiram viajar pelo espaço assim que desenvolveram sua tecnologia, e quando os Duros os encontraram, eles haviam já colonizado cinco sistemas.

HistóriaEditar

Iridônia foi um dos mundos-chave que ligava a Orla Exterior com a Orla Interior, como tal, era muitas vezes um dos primeiros planetas a serem acionadas em uma guerra. Durante a Velha Guerra Sith, o planeta foi local de inúmeras batalhas.

A Primeira Batalha de Iridônia, que aconteceu durante a Grande Guerra Sith, foi uma grande vitória para a República Galáctica. Era um ponto de progresso militar e que deu a República o impulso à Ordem Jedi que iria ajudá-los para eventualmente derrotar seus adversários Sith.

Iridonian city.jpg

Cidade capital de Iridônia

Várias colônias de Iridônia ao longo da Orla Exterior foram conquistados pelos Mandalorianos durante os estágios iniciais das Guerras Mandalorianas. Depois de perder suas colônias, muitos Iridonianos, incluindo Bao-Dur, procuraram vingança, unindo esforças com a República para uma batalha contra os invasores Mandalorianos. No mesmo ano (3.963 ABY), os Mandalorianos Neo-Cruzados lançaram uma grande ofensiva contra Iridônia. Depois de uma campanha bem sucedida, eles ocuparam o planeta por vários meses, mas acabaram por serem libertado-os pelas forças armadas da República.

Iridônia mudou de lado várias vezes durante a Guerra Civil Jedi. O Império Sith e a República lutaram ferozmente sobre o planeta, e ambos os lados usaram-no como o local durante os conflitos. Devido ao fato de que Iridonia foi ocupado pelos Sith várias vezes, as oito colônias Iridonianas tornaram-se auto-suficientes. Depois da guerra, separaram-se e tornaram-se mundos independentes.

Cerca de 1.002 ABY, a Irmandade da Trevas operava uma academia Sith sobre o mundo e que treinaram acólitos Sith e aprendizes. Os Sith também contrataram mercenários Zabraks do Conselho Superior do planeta.

Após a Batalha de Ruusan, os Zabraks estabeleceram colônias em muitos mundos distantes. Os Zabraks de Iridônia tinha mantida sua cultura de militante, então muitos jovens Zabraks vindos de colônias eram muitas vezes enviados para a sua terra original para íniciar seu treinamento de guerreiro.

Kaysil Verwood se tornou o primeiro senador da Nova República de seu povo, representando não só Iridonia mas todas as colônias Zabraks. Os Zabraks fundaram membros do governo, como Verwood que participou do Concelho Galático para formar o novo governo.

Em algum momento após a formação da Nova República, Luke Skywalker visitou o mundo como um embaixador para ajudar com a abertura de novas rotas comerciais para os Territórios da Orla Exterior. Ao ficar no planeta, ele encontrou um holograma de estado sólido, que disia ser o fantasma de Darth Maul. A imagem fantasmagórica tinha aterrorizado o governo Zabrak por algum tempo, dirigindo um representante do Conselho para a beira da loucura. Skywalker seguiu o "fantasma" que o levou a um laboratório dirigido pelo cientista Zabrak Drell Kahmf que afirmou ter recuperado o cérebro de Maul e construido um corpo holograma para reinar a sociedade. O Jedi ficou estarrecido com o tormento do homem desencarnado e desligou o dispositivo que mantinha o seu cérebro vivo.

Nos bastidoresEditar

Em Star Wars: Darth Maul, em uma coluna de Micki Mihich, ele grafa Iridônia com um acento, e é por isso que por enquanto no Brasil, esta é a maneira ortograficamente correta.

ApariçõesEditar

FontesEditar

Notas e referênciasEditar

Também no Fandom

Wikia aleatória