FANDOM

30px-Era-real

Wikificar
Este artigo precisa ser wikificado.
Por favor, formate este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no Manual de Estilo. Remova este aviso somente depois de todo o texto estar wikificado.

Harrison Ford nasceu no dia 13 de Julho de 1942 em Chicago, Illinois. Ele interpretou Han Solo na Trilogia Original de Star Wars.

Descendente de irlandeses e russos, Ford foi um estudante apenas mediano, chegando a ser reprovado na faculdade, onde começou a representar. Um de seus papéis universitários foi o famoso bandido Mack the Knife do musical Ópera dos 3 Vinténs, de Bertold Brecht e Kurt Weill.

Mudando-se para Hollywood, ele conseguiu um contrato com a Columbia Pictures, mas seus primeiros trabalhos foram participações de pouca importância (geralmente como cowboy) em séries de televisão e filmes inexpressivos. Nessa época, ele era creditado como Harrison J. Ford, para evitar confusão com outro Harrison Ford, ator do cinema mudo.

Sem progredir na carreira, Ford resolveu abandonar a profissão de ator, e dedicar-se a carpintaria, onde talvez tivesse ficado, se não fosse por um jovem diretor chamado George Lucas. Em 1973, Lucas escalou Ford para o elenco de seu American Graffiti - Loucuras de Verão, clássico tributo à juventude do início dos anos 60. Em seguida, Ford foi coadjuvante no elogiado A Conversação, dirigido por Francis Ford Coppola. Mas, foi Lucas quem, finalmente, transformou o ator em celebridade com Star Wars.

Vivendo o piloto do espaço Han Solo, Ford que também sabe pilotar na vida real, tornou-se uma figura extremamente conhecida. Afinal, a fantasia e ficção científica Star Wars e suas continuações (duas delas com a presença de Ford) não só foram campeãs de bilheteria, como verdadeiros fenômenos culturais.

No início dos anos 1980 (após filmes como o romance Amor em Chamas), Ford solidificou definitivamente sua popularidade com o personagem Indiana Jones, o intrépido arqueólogo criado por Steven Spielberg, apresentado em Os Caçadores da Arca Perdida. Assim como a série Star Wars, a deliciosa trilogia Indiana Jones fez fortuna nas bilheterias mundiais.

Depois, vieram a cultuada ficção filosófica Blade Runner e duas importantes colaborações com o diretor Peter Weir; A Testemunha e A Costa do Mosquito (1986). O drama romântico-policial A Testemunha rendeu a Ford sua única indicação ao Oscar, enquanto A Costa do Mosquito (no qual interpreta um cientista idealista) tornou-se o filme favorito do ator entre seus trabalhos e uma de suas atuações mais elogiadas.

Ford continuou a expandir seus horizontes dramáticos com o suspense Busca Frenética, a comédia romântica Uma Secretária de Futuro e os dramas Acima de Qualquer Suspeita e Uma Segunda Chance. No restante da década de 90, Ford esteve em bons filmes de ação como Jogos Patrióticos (e sua sequência Perigo Real e Imediato), O Fugitivo e Força Aérea Um (no papel de Presidente americano), além de substituir Humphrey Bogart na refilmagem de Sabrina.

Assistindo a filmes como a comédia romântica Seis Dias, Sete Noites fica fácil entender por que ele figura entre as maiores estrelas da história do cinema. Em 2000, ele recebeu o Life Achievement Award, prestigiada homenagem do American Film Institute (o Instituto Americano de Cinema).

No Suspense Revelação Ford contracena ao lado de Michelle Pfeiffer, no qual faz o papel do marido dela. Um filme que pode-se dizer que realmente é revelador no final e dá boas doses de sustos.

Em 2002 recebeu o prêmio Cecil B. DeMille na cerimônia do Globo de Ouro, por sua contribuição para o cinema, mas pela sua cara quando subiu ao palco parece que não estava muito satisfeito.

Em K-19: The Widowmaker, filme que fala sobre a história verídica do submarino Russo que quase causou uma catástrofe nuclear, Harrison Ford encarna um sotaque russo na pele do Capitão Alexei Vostrikov.

Harrison Ford mora num rancho do Wyoming, e é pai de quatro filhos, dois deles com a segunda esposa Melissa Mathison, roteirista de filmes como E.T - O Extraterrestre.

Prêmios e indicações Editar

Oscar Editar

  • Recebeu uma indicação na categoria de Melhor Ator, por A Testemunha (1985)

Globo de Ouro Editar

  • Recebeu três indicações na categoria de Melhor Ator/Drama, por A Testemunha (1985), A Costa do Mosquito (1986) e O Fugitivo (1993)
  • Recebeu uma indicação na categoria de Melhor Ator/Comédia/Musical, por Sabrina (1995)

Prêmio Cecil B. DeMille Editar

  • Ganhou o prêmio em 2002, concedido pela Associação de Críticos Estrangeiros de Hollywood

BAFTA Editar

  • Ganhou uma indicação na categoria de Melhor Ator, por A Testemunha (1985)

MTV Movie Awards Editar

  • Recebeu uma indicação na categoria de melhor actor, por O fugitivo (1993)
  • Recebeu uma indicação na categoria de melhor luta, por Força Aérea Um (1997)
  • Ganhou na categoria de melhor dupla, por O fugitivo (1993)

Filmografia Editar

  • O Ladrão Conquistador (1966)
  • Essa Coisa, O Amor (1967)
  • A Grande Cilada (1967)
  • Seis Não Regressaram (1968)
  • À Procura da Verdade (1970)
  • Zabriskie Point (1970)
  • Loucuras de Verão (1973)
  • A Conversação (1974)
  • Heróis sem Causa (1977)
  • Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977)
  • Comando 10 de Navarone (1978)
  • E a Festa Acabou (1979)
  • O Rabino e o Pistoleiro (1979)
  • Amor em Chamas (1979)
  • Apocalypse Now (1979)
  • Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980)
  • Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida (1981)
  • Blade Runner, o Caçador de Androides (1982)
  • Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi (1983)
  • Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984)
  • A Testemunha (1985)
  • A Costa do Mosquito (1986)
  • Busca Frenética (1988)
  • Uma Secretária de Futuro (1988)
  • Indiana Jones e a Última Cruzada (1989)
  • Acima de Qualquer Suspeita (1990)
  • Uma Segunda Chance (1991)
  • Jogos Patrióticos (1992)
  • O Fugitivo (1993)
  • Perigo Real e Imediato (1994)
  • Sabrina (1995)
  • Força Aérea Um (1997)
  • Inimigo Íntimo (1997)
  • Seis dias, Sete noites (1998)
  • Destinos Cruzados (1999)
  • Revelação (2000)
  • K-19: The Widowmaker (2002)
  • Divisão de Homicídios (2003)
  • Firewall - Segurança em Risco (2006)
  • Território Restrito (2007)
  • Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008)
  • Star Wars: Episode VII: O Despertar da Força (2015)

Também no FANDOM

Wiki aleatória