FANDOM

Eras-canon-transp

Eras-legends2

"Gungans não morrer sem lutar. Nós guerreiro."
Jar Jar Binks[fonte]

Gungans eram uma espécie anfíbia senciente e os habitantes nativos do planeta Naboo. As várias raças Gungan diferentes podiam viver na água e na terra, mas frequentemente faziam seus lares em cidades subaquáticas como em Otoh Gunga.

Os Gungans tinham uma tensa e inquieta relação com o predominantemente humano povo Naboo até a invasão da Federação de Comércio. Como resultado da invasão, os Gungans juntaram forças com os Naboo para expulsar a Federação de Comércio de seu mundo natal. Depois da invasão, Jar Jar Binks se tornaria o Representante Júnior do povo Gungan no Senado Galáctico, servindo ao lado da Senadora Padmé Amidala dos Naboo.

Biologia e aparênciaEditar

Os Gungans eram uma espécie anfíbia senciente. Eram humanóides altos com uma estrutura flexível, fortes músculos nas pernas, rostros fortes, línguas musculosas, e muitos outros traços necessários para se viver nas águas de Naboo.[12]

Nascidos como girinos, bebês Gungan desenvolviam membros alguns meses depois de nascer.[1] Equipados com pulmões robustos, eles eram capazes de segurar o fôlego por extensos períodos de tempo. Sua estrutura esquelética era extremamente flexível, já que era feita de material cartilaginoso em vez de ossos duros. A longa face Gungan tinha um forte porém flexível rostro para escavar e extirpar alimentos. Alguns Gungans, como Roos Tarpals, tinham bigodes em seus rostros. Bigodes eram vistos como sinal de maturidade entre os Gungans.[13] Eles tinham longas línguas musculosas com as quais podiam capturar moluscos e anfíbios menores dos pântanos de Naboo.[8]

Haviam duas raças Gungan: os esguios Otolla, que ostentavam proeminentes rostros e olhos colocados em pedúnculos curtos, e os pesados Ankura, cujos olhos eram cobertos. Os lóbulos auriculares dos Gungans, chamados haillu, eram mais proeminentes nos Otolla.[2] Esses lóbulos mostravam suas emoções.[13]

Chewbacca Este artigo é um esboço de uma raça ou espécie. Você pode ajudar o Star Wars Wiki expandindo-o.

Aparições Editar

Fontes Editar

Notas e referênciasEditar