FANDOM

Eras-canon-transp

Eras-legends2

"Tanto uma fortaleza inexpugnável como um símbolo da autoridade inviolável do Imperador, a estação móvel de combate dos confins do espaço foi uma conquista comparável a qualquer outra arquitetada pelas espécies ancestrais que desvendaram os segredos do hiperespaço e abriram as portas da galáxia à exploração."
Wilhuff Tarkin[fonte]

A Estrela da Morte, também conhecida como Estrela da Morte I, Primeira Estrela da Morte, Plataforma DS-1 e, anteriormente, Arma Definitiva nos primeiros estágios de desenvolvimento, era uma estação de batalha móvel pelo espaço profundo do tamanho de uma lua construída pelo Império Galáctico. Projetada para disparar um único superlaser capaz de destruir um planeta sustentado por gigantescos cristais kyber, era o projeto mascote do Imperador, Darth Vader, e seu eventual comandante Grande Moff Wilhuff Tarkin para expor a filosofia militar da chamada Doutrina Tarkin.

Alguns dos primeiros planos para uma arma móvel destruidora de planetas datam de volta milênios aos antigos Sith. Milhares de anos depois, antes da eclosão das Guerras Clônicas, os Geonosianos, aliados com o Conde Dookan e a Confederação de Sistemas Independentes, projetaram a Arma Definitiva em segredo. Após a queda da Confederação, a construção da Estrela da Morte foi apropriada pelo nascente Império. Foi construída na órbita de Geonosis e apoiada por uma complexa rede logística de bases. A estação, que levou muito mais anos para completar que o esperado, foi eventualmente movida de Geonosis para Scarif[18] em seus estágios finais de construção.[19]

Quando a Aliança pela Restauração da República descobriu sobre sua existência, operadores como Jyn Erso foram enviados numa missão para roubar os planos da Estrela da Morte, o que a Rebelião contra o Império sabia que era essencial para sua sobrevivência. Estes planos foram no final transmitidos para a Princesa Leia Organa de Alderaan à bordo da Tantive IV, antes de sua captura e demonstração das capacidades da arma em seu planeta natal. Após um ousado resgate, Organa levou os planos para a base Rebelde em Yavin 4, da qual a Aliança lançou a Batalha de Yavin com um pequeno esquadrão de caças estelares. A estação original foi destruída por um tiro disparado pelo piloto Rebelde Luke Skywalker com a ajuda da Força.

A destruição da Estrela da Morte enfraqueceu as Forças Armadas Imperiais, e investidas Rebeldes em instalações Imperiais levaram à construção de uma segunda Estrela da Morte, como um sinal tanto de desafio quanto de terror tecnológico. Apesar disso, ela, como sua antecessora, também foi destruída. Décadas depois, o estado sucessor do Império, a Primeira Ordem, construiu a Base Starkiller, uma super-arma destruidora de planetas muito maior considerada como sendo uma evolução do projeto da Estrela da Morte do Antigo Império.

DescriçãoEditar

"Aquilo não é lua. É uma estação espacial."
Obi-Wan Kenobi, após ver a Estrela da Morte pela primeira vez[fonte]

ProjetoEditar

A estação era esferoide, e media 160 km de diâmetro[6] com 357 níveis internos.[7] Um largo, prato côncavo no hemisfério norte fazia um emissor superlaser. A ponte de comando da estação se localizava no hemisfério norte acima do prato do superlaser da estação.[10] A ponte superior destacava postos designados para Tarkin e outros oficiais, uma sala de conferência exibindo uma mesa circular, uma cabine HoloNet para comunicação com o Imperador e largos bancos de visores.[8]

O equador da estação compreendia numerosas portos de atracagem de vários tamanhos, todos suportados pela extraordinariamente poderosa[13] torre geradora do raio trator,[20] o qual utilizava diversos projetores e eixos concentradores de raio trator.[10] O equador da estação abrigava as baías de hangar e de atracagem; geradores de raio trator, projetores e torres emissoras; colocáveis de turbolaser; e plataformas de amarração para naves da frota, incluindo Destróieres Estelares classe Imperial.[21][4]

Uma crosta habitável com várias quilômetros de grossura era composta de centros de comando, arsenais, blocos de manutenção, e outros requisitos para uma estação espacial plenamente operacional.[4] Andares inutilizados nos níveis mais baixos da estação detinham operadores de armas de reforços no evento de uma emergência. Níveis no hemisfério sul da estação estendiam-se para baixo através de arsenais, armazéns profundos, e um setor de comando do sul. Vigas gigantescas davam suportes de grades aos níveis inferiores. Guindastes e outros materiais de construção abandonados poderiam ainda ser encontrados dentro da estação na época de sua destruição em 0 ABY.[10] Com a exceção da crosta, o interior inteiro da estação espacial era inabitado, e abrigava o reator de hipermatéria, hiperpropulsor, motores subluz, e a super-arma da estação.[4] A capa exterior da estação era feita de placas de aço Quadanium.[8]

A Estrela da Morte apresentava uma atmosfera inteira artificial. Uma vasta unidade de processamento de atmosfera central certificava-se que o ar dentro da estação estava regulado.[20] Diversas estações modulares de atmosfera artificial e tanques de reciclagem de água estavam espalhados através dos níveis da estação para a criação de ar e umidade. Diversos vias aéreas grandes e cavernosas serviam como meios de circulação e como despejo de ar emergencial em caso de contaminação atmosférica. Uma larga via aérea centra existia para cada setor.[10] Travas magnéticas e um projetor de contenção atmosférica[10] mantinha a atmosfera interna da estação dentro e o vácuo do espaço fora caso as baías de atracagem estivesse abertas.[21]

Armamentos e sistemas de defesaEditar

Blue Glass Arrow Artigo principal: Superlaser
"A arma provará ser o nosso maior desafio. O reator de hipermatéria, as transmissoras, todo o resto, são meras elaborações dos armamentos que nossos melhores firmas de engenheiros foram capazes de providenciar aos Destróieres Estelares e outros veículos. Mas a arma... a arma não será meramente uma versão maior do turbolaser. Ela será algo que ainda tem que ser visto."
―Dr. Gubacher, durante um encontro da Célula de Conselhos Estretégicos, 21 ABY[fonte]
LasercannonDSI

Artilharias tentam defender contra os caças T-65B e BTL-A4 da Aliança.

A arma mais proeminente colocada na Estrela da Morte era o seu superlaser—uma arma alimentada por um reator de hipermatéria[20] e focado através de gigantescos cristais kyber[8] com poder de fogo suficiente para destruir um planeta inteiro.[13] O reator de hipermatéria no centro da estação dava energia a vários componentes do superlaser, incluindo o amplificador de poder primário, a célula de poder do superlaser, o amplificador de campo de fogo, e os geradores de indução de hiperfase. Quando atirava, a energia era redirecionada em oito eixos de feixe afluentes localizados ao redor do perímetro do superlaser, produzindo lasers que convergiam usando bobinas de focagem,[20] formando um grandioso feixe com o poder de destruir um planeta inteiro.[13] Se as antenas da câmara de disparo não estivessem precisamente alinhadas, os cristais queimaria e sobrecarregariam, enviando poderosos níveis de calor residual de volta no reator principal da Estrela da Morte.[10]

Em adição ao superlaser, a superfície da Estrela da Morte também era salpicada com 15.000 baterias de turbolaser junto com 768 raios tratores colocados.[7] Como defesa da estação, estes eram instalados para repelir um ataque de naves em larga escala, em vez de afastar caças estelares individuais os quais o Império não via como uma ameaça real. Projetores de escudos e matrizes de comunicação eram distribuídas através da superfície, análogos a colônias.[4] Uma rede de estações de segurança eram situadas ao redor da circunferência inteira, e eram equipadas com mapas holográficos da região local do espaço.[10]

ComplementoEditar

Para ataque e defesa no espaço, a estação de batalha continha numerosos caças TIE, o qual frequentemente patrulhavam o espaço ao redor da estação.[13][21] Devido ao enorme tamanho da Estrela da Morte, ela tinha uma pesada atração gravitacional, o que forçava os pilotos dos caças TIE a ajustar os propulsores das naves para o tipo de decolagem mais comum dentro de uma atmosfera planetária do que numa estação espacial.[21] Áreas de teste TIE tinham vinte veículos TIE prontos a qualquer hora para decolagem imediata.[10]

A estação de batalha abrigava 342.953 membros do Exército e Marinha Imperiais, 25.984 stormtroopers,[7] e aproximadamente 2 milhões de pessoal de várias elegibilidades de combate.[21] Além disso, embora houvessem quarteis comunais, haviam também beliches privados suficientes que a maior parte das pessoas poderiam receber um dentro de três a seis meses após chegarem.[21] Enquanto pessoal alistado usava passarelas ou turboelevadores que poderiam mover verticalmente e horizontalmente, oficiais tinham acesso sistema de transportes exclusivo que orbitava a estação. Gigantescos blocos de habitação para pessoal alistado apresentava um enorme átrio para o pessoal fora de serviço passear. Oficiais poderiam esperar suas próprias acomodações exclusivas.[10] Módulos de suporte de vida habitada por trabalhadores durante a construção original da Estrela da Morte ainda poderiam ser usados em emergência. A estação apresentava diversas alas hospitalares. Diversos módulos de suporte de vida codificados em cor existiam nos níveis mais baixo: cinza para trabalhadores, vermelho para superintendentes.[10]

Feita para funcionar como um mundo próprio, a Estrela da Morte tinha confortos que a maioria dos outros postos militares Imperiais não tinham: comida decente, áreas de recreação, cantinas com droides bartenders de última linha, e comissários com seleções de brindes e luxos caros.[21] A Estrela da Morte tinha seus próprios comissário[21] e bar.[16] Stormtroopers fora de serviço eram conhecidos por se encontrarem clandestinamente para jogar jogos de bola violentos e proibidos nos sistemas de filtragem em gravidade zero da estação.[10]

O bloco de detenção da estação, embora grande e formidável, não era feito para manter prisioneiros por extensos períodos de tempo. Em vez disso, servia como um lugar para detenção e interrogação temporário, transferência pendente a prisões planetárias, e execução.[9] Prisioneiros eram mantidos no Nível de Detenção no completo escuro, então movidos para salas de interrogação luminosas.[10]

PoderEditar

"Oh, é lindo."
―Orson Krennic[fonte]

A estação era alimentada por um cavernoso reator de hipermatéria envolto num isolador de radiação localizado no centro da estação,[20] a destruição de tal tinha o potencial de ser catastrófico para a estação.[13] Doonium e dolovita eram essenciais para escudar o núcleo do reator de hipermatéria, prato de focagem, e superlaser.[4] O reator era conectado a vários componentes na estação, como o superlaser, a torre geradora do raio trator, o solenoide de divisão de poder, e as enormes células de poder. Acima do reator estavam os vastos tanques de água.[20] O poder do superlaser da Estrela da Morte poderia ser controlado dependendo de quantas ignições no reator eram usadas para alimentá-lo. Por exemplo, uma única ignição no reator era capaz de destruir uma grande área da superfície de um mindo sem destruir o corpo inteiramente.[5]

HistóriaEditar

"Você olha a história de qualquer espécie senciente e o que você encontra além de quadros de violência e matança. Está pintado a dedo no teto de cavernas e gravado nas paredes dos templos. Cave um buraco fundo o suficiente em qualquer mundo e você encontrará os crânios e ossos de adultos e crianças fraturados por armas rudimentares. Todos nós lutávamos muito antes da agricultura e criação de gado... a violência está cravejada na maioria de nós e não há como eliminar o impulso—não com um exército de stormtroopers ou uma frota de Destróieres Estelares. Por isso que embarcamos no caminho de uma solução diferente. Temos a chance de forjar a paz que durará mais tempo do que a República teve de existência."
―Alm. Cmd. Orson Krennic, antes do teste de fogo do superlaser da Estrela da Morte nos Heróis Gêmeos, pós-19 ABY[fonte]

OrigensEditar

"«Os Jedi não devem encontrar os planos de nossa Arma Definitiva. Se eles descobrirem o que planejamos construir, estamos condenados.»"
"Levarei os planos comigo para Coruscant. Eles estarão muito mais seguros lá…com meu Mestre."
Poggle o Menor e Conde Dookan[fonte]
The Ultimate Weapon

Os planos para a Arma Definitiva.

Planos para uma estação de batalha esférica foram desenvolvidos primeiramente pelos armeiros de Geonosis para uso de dois malevolentes Lorde Sith, Darth Sidious e Darth Tyranus, nas décadas finais da República Galáctico.[3] O massivo projeto foi financiado por um conglomerado de facções, incluindo a Federação de Comércio, o Clã Bancário InterGaláctico, a União Tecnológica, e por baixo, a própria República.[10] Durante interrogação da República posterior, o líder Geonosiano Poggle o Menor afirmou que os esquemas foram simplesmente apresentados a eles por Dookan, e que os Geonosianos simplesmente os refinaram. Além disso, ele admitiu que a colmeia Stalgasina não teve tempo de projetar a arma principal da estação antes da Batalha de Geonosis.[4] Seu projeto, centrado numa matriz superlaser usando gigantescos cristais kyber, era inspirada em tecnologia desenvolvida pelos antigos Sith.[22]

Dez anos após a Invasão de Naboo, Tyranus era o chefe da Confederação de Sistemas Independentes, um movimento secessionista à beira da guerra com a República. Naquele ano, a República acabou enviando seu recém adquirido exército de soldados clone até Geonosis, o que iniciou as Guerras Clônicas. O conflito foi de fato provocado por Sidious, que secretamente manipulou os dois lados: ele mesmo liderava a República sob sua verdadeira identidade, o Supremo Chanceler Sheev Palpatine, enquanto o acólito Tyranus liderava a Confederação sob sua verdadeira identidade Conde Dookan. Com a invasão de Geonosis pelos clones, o líder Geonosiano Poggle o Menor passou os planos da "Arma Definitiva" para Dookan por segurança, sem saber do alter ego do homem e seus laços com Sidious.[3]

Em 21 ABY, o Grupo de Armas Especial da República desenvolveu planos para ambos uma lua de batalha asteroide automatizada e uma plataforma de torpedos de certo, nenhum dos quais passou do estágio de concepção.[4]

Aqueles que tinham conhecimento de inteligência secreta concluíram que os planos da Estrela da Morte devem ter caído nas mãos da República durante ou brevemente após a Segunda Batalha de Geonosis no mesmo ano, com o Supremo Chanceler Palpatine apresentando os planos à Célula de Conselhos Estratégicos da República pouco depois da batalha na segunda orientação da Célula. A Célula de Conselhos Estratégicos planejou a construção da Estrela da Morte e regularmente se reunia na cúpula do Anfiteatro de Planejamento Estratégico do Centro da República para Operações Militares em Coruscant. Lá, uma reunião de mista de espécies de 150 seres de prestigiosos e influentes posições se reuniram para discutir o progresso na estação de batalha. As reuniões incluíam senadores seletos; representantes da Engenharia Corelliana, Estaleiros de Propulsores de Kuat, e Rendili StarDrive; conselheiros chave; o chefe da inteligência naval; o diretor da COMPOR; membros de alto nível das forças armadas; membros do Quadro de Produção de Guerra; engenheiros estruturais; projetistas de espaçonaves; físicos teóricos e experimentais; Dr. Gubacher; Prof. Sahali; Tenente Comandante Orson Krennic; Vice Chanceler Mas Amedda; e o Supremo Chanceler Palpatine. Os Jedi não foram convidados para as reuniões, nem mesmo sabiam sobre o projeto em construção acima de Geonosis.[4]

Death-star-2 Esse artigo está em construção.

O autor deve estar treinando seus poderes de Jedi.

Aparições Editar

Aparições não-canônicas

FontesEditar

Notas e referênciasEditar

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 1,4 1,5 1,6 1,7 1,8 Star Wars: Rogue One: Death Star Deluxe Book and 3D Wood Model
  2. 2,0 2,1 2,2 Predefinição:FFGweb
  3. 3,0 3,1 3,2 3,3 Star Wars: Episode II Attack of the Clones
  4. 4,00 4,01 4,02 4,03 4,04 4,05 4,06 4,07 4,08 4,09 4,10 4,11 Catalyst: A Rogue One Novel
  5. 5,0 5,1 5,2 5,3 5,4 5,5 Rogue One: A Star Wars Story
  6. 6,0 6,1 6,2 6,3 Star Wars: Rogue One: The Ultimate Visual Guide
  7. 7,0 7,1 7,2 7,3 7,4 7,5 7,6 7,7 7,8 Star Wars: Absolutely Everything You Need to Know
  8. 8,0 8,1 8,2 8,3 8,4 Tarkin
  9. 9,0 9,1 9,2 Ultimate Star Wars
  10. 10,00 10,01 10,02 10,03 10,04 10,05 10,06 10,07 10,08 10,09 10,10 10,11 10,12 10,13 10,14 Star Wars: Complete Locations
  11. StarWars-DatabankII Death Star no Databank
  12. Star Wars: Rogue One Mini Build preview
  13. 13,00 13,01 13,02 13,03 13,04 13,05 13,06 13,07 13,08 13,09 13,10 13,11 13,12 13,13 13,14 13,15 Star Wars: Episode IV A New Hope
  14. Star Wars: Galactic Atlas
  15. SWInsider small "Last Call at the Zero Angle" - Star Wars Insider 156
  16. 16,0 16,1 Aftermath: Life Debt
  17. 17,0 17,1 17,2 Star Wars: Card Trader
  18. Star Wars: Rogue One Mini Build preview on Book Manager
  19. 'Rogue One': 16 New Photos from the 'Star Wars' Film (em inglês)  — Entertainment Weekly (June 23, 2016). Acessado em June 23, 2016.
  20. 20,0 20,1 20,2 20,3 20,4 20,5 SWicon Rogue One: A Star Wars Story - Explore no StarWars.com (backup link no Archive.org)
  21. 21,0 21,1 21,2 21,3 21,4 21,5 21,6 21,7 Lost Stars
  22. StarWars-DatabankII Death Star Superlaser no Databank
  23. Erro de citação: Marca <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas Celebration_Promo
Em outras línguas