Wikia

Dash Rendar

Discussão3
4 422 pages em
Este wiki
30px-Era-imp30px-Era-reb30px-Era-new30px-DefeaturedIcon

Por favor siga as instruções no Manual de Estilo e complete este artigo visando maior qualidade antes de continuar em artigos menores. Remova essa mensagem quando terminar.

YodaCG Mestre Qui-Gon, mais a dizer tem?

Esse artigo ou seção precisa ser atualizado.
Por favor expanda esse artigo adicionando as informações mais relevantes que faltam. Você também pode checar a página de discussão dessa página. Remova essa mensagem quando terminar.

Dash Rendar

Dash Rendar

Informações biográficas
Planeta Natal

Corellia

Data de Nascimento

20 ABY

Descrição física
Espécie

Humano

Gênero

Masculino

Altura

1,80 metros

Cor do cabelo

Ruivo

Cor dos olhos

Verdes

Informações cronológicas e políticas
Era(s)
Afiliação
"Graças a ele, a Aliança Rebelde não tem mais nada a temer do Sol Negro."
Léia Organa[fonte]

Dash Rendar foi um contrabandista Corelliano, e amigo de Han Solo, Lando Calrissian e do resto da Aliança Rebelde.

Ex-Imperial, Rendar se juntou à Aliança Rebelde pouco antes da Batalha de Hoth. Rendar acompanhou os Rebeldes em muitas aventuras, combatendo IG-88D em Ord Mantell e participando da Batalha de Gall e da Batalha de Falleen's Fist. Ele também participou da Batalha de Saijo e da Guerra Yuuzhan Vong.

BiografiaEditar

JuventudeEditar

Dash Rendar nasceu em Corellia, onde vivia com seus pais e seu irmão mais velho, Stanton Rendar. Dash teve uma infância privilegiada; seus pais eram os donos da RenTrans, uma empresa de transporte interestelar muito bem-sucedida, o que os dava uma grande fortuna e uma elevada posição social. Por conseqüência disso, Dash e Stanton possuíram uma infância tranqüila e uma educação de alto nível. Dash e seu irmão eram muito amigos, mas o passar dos anos os levou a caminhos diferentes. Stanton preferiu se tornar um piloto de carga da RenTrans, mas Dash tinha outras idéias. Desde a adolescência, Rendar queria ser independente e levar uma vida de emoções e aventuras. Eventualmente, Dash se juntou à Academia Imperial de Carida, onde se tornou um aluno exemplar. Rendar era muito eficiente, carismático e popular, tanto entre os alunos e os professores.

Dash & Leebo

Dash e Leebo.

Entretanto, a carreira de Dash como Imperial foi interrompida pela estranha morte de seu irmão. Durante um vôo normal, o cargueiro de Stanton sofreu um problema nos controles, e a nave caiu em um espaçoporto em Corellia. O cargueiro explodiu ao bater em um museu Imperial, matando Stanton e toda a tripulação da nave, além de destruir o museu e todos os seus artefatos.

Em um ato de vingança pela perda de seus preciosos artefatos Jedi e Sith, o Imperador Palpatine baniu toda a família Rendar dos Planetas do Núcleo e confiscou a RenTrans, dando a empresa de presente para o seu afiliado Sistemas de Transportes Xizor. Como conseqüência, Dash também foi expulso da Academia Imperial, o que o marcou com uma grande raiva para com o Império. Entretanto, nem Dash nem o Imperador sabiam que na verdade o cargueiro de Stanton havia sido sabotado sob as ordens do Príncipe Xizor, líder dos Sistemas de Transportes Xizor, e agora também dono da RenTrans.

Dash só reapareceria meses depois, agora convertido em um contrabandista. Rendar ganhou sua nave de presente do chefão do crime Twi'lek Vanya. A nave era um potente YT-2400 que Dash batizou de Outrider. O co-piloto original de Rendar era um comediante Rodiano incompetente, que morreu durante a primeira missão de Dash. Após isso, o dróide do falecido Rodiano, chamado LE-BO2D9, se tornou o co-piloto. Dash fez várias modificações em sua nave e em seu dróide, que ele apelidou de Leebo. O contrabandista e o dróide acabaram criando uma grande parceria, e por muitas vezes Leebo era a única companhia de Rendar.

ContrabandistaEditar

"Da última vez que nós corremos eu deixei você ganhar. Aquele monte de sucata não tem a menor chance agora."
―Dash Rendar para Han Solo
Rendar e Solo

Dash Rendar e Han Solo.

Com o passar dos anos, Dash constituiu uma grande reputação e se tornou um nome conhecido no submundo. Ele também construiu grandes amizades com outros contrabandistas e mercenários. Rendar conheceu e se tornou amigo do malandro Lando Calrissian durante uma partida de sabacc no planeta Kaal. Conheceu o também Corelliano Han Solo durante uma corrida em Porto Haven, um lugar secreto em um planeta aquático onde os contrabandistas se encontravam. Rendar e Solo desenvolveram uma grande parceria, e também uma competitiva rivalidade sobre qual deles possuía a nave mais rápida. Dash também se associou à Katya M'buele, para quem ele ocasionalmente trabalhava. Ele se tornou extremamente bem-sucedido, chegando ao ponto de comprar outra nave, que ele batizou de Outrunner.

Mos Eisley

Dash pilota a Outrider em Mos Eisley.

Em 0 ABY, Dash foi à Mos Eisley, comprar armamentos no Empório de Armas de Masse Goskey. Enquanto estava no espaçoporto, ele ouviu rumores de que seu irmão ainda estava vivo. No mesmo momento em que Obi-Wan Kenobi e Luke Skywalker chegavam em Mos Eisley, a Outrider velozmente deixava o planeta.

Com o surgimento da Guerra Civil Galáctica, muitos contrabandistas e aventureiros (entre eles Han Solo) se juntaram à luta contra o maligno Império, mas Dash preferiu não se envolver no conflito e continuar com sua vida. Um ano após a Batalha de Yavin, ele ajudou Zak e Tash Arranda a salvar a nave Star of Empire da inteligência artificial conhecida como SIM. Pouco após isso, entretanto, Dash foi contratado para transportar alimentos e suprimentos médicos para a Aliança Rebelde, que revelou a Rendar a localização secreta de sua base no mundo gélido de Hoth.

Aliança RebeldeEditar

"Eu dormi a batalha quase toda, garoto. Eu podia ter ficado e metido chumbo naqueles AT-ATs o dia inteiro sem aumentar o batimento do meu coração."
―Dash Rendar para Luke Skywalker
Dash Rendar Hoth

Dash Rendar na Batalha de Hoth.

Ao chegar em Hoth, Dash se encontrou novamente com seu amigo Han Solo, que o contou sobre o iminente ataque Imperial. Após receber seu pagamento, Rendar resolveu ajudar o Rogue Squadron na batalha. Como Rogue 12, Dash pilotou um snowspeeder contra os Imperiais. Rendar se destacou na Batalha de Hoth, quando derrubou sozinho um AT-AT e outros andadores. Após a destruição do gerador de escudos Rebelde, Dash retornou à Base Echo para escapar na Outrider, e chegou a tempo de ver a Millennium Falcon decolando. Após reativar o gerador de força da base, Dash decolou em sua nave e foi o último Rebelde a escapar do planeta. Como Han Solo, Rendar também entrou no cinturão de asteróides de Hoth com sua nave para despistar os Imperiais. Após uma breve batalha, Dash conseguiu entrar na velocidade da luz e escapar.

Dash Rendar vs. IG-88

Dash enfrenta IG-88D em Ord Mantell.

Dois meses depois da Batalha de Hoth, Rendar foi novamente contratado pela Aliança Rebelde, dessa vez para descobrir o paradeiro de Han Solo, que havia sido congelado em carbonita e capturado pelo caçador de recompensas Boba Fett. Suas investigações o levaram até um ferro-velho no planeta Ord Mantell, onde Dash perseguiu o caçador de recompensas IG-88D. Dash se encontrou com o caça-recompensas, que lhe informou a localização de Fett. Após destruir IG-88, Rendar viajou até Gall, onde Boba Fett estava reparando alguns danos em sua nave, a Slave I. Após informar aos Rebeldes a localização de Fett, Dash combateu o caçador de recompensas. Com a chegada dos Rebeldes no planeta, entretanto, Rendar resolveu abandoná-los durante a luta, alegando que ele havia sido contratado para levá-los até Fett, não para combatê-lo. Sem a ajuda de Dash, os Rebeldes não foram capazes de resgatar Han Solo, graças à chegada de um esquadrão de caças TIE, que possibilitaram a fuga de Boba Fett.

Atirando nos stormtroopers

Dash invade o Suprosa

Mesmo estando desapontada pela atitude egoísta de Dash, a Princesa Léia resolveu contratá-lo novamente. Dash foi contratado para proteger Luke Skywalker enquanto ele estava aprimorando suas habilidades Jedi em Tatooine. Enquanto estava na cantina de Mos Eisley, Rendar ouviu alguns mercenários de Jabba o Hutt comentando sobre um ataque contra Luke. Dash salvou a vida de Skywalker pela primeira vez quando, pilotando uma swoop bike, abateu um-a-um os membros da gangue de swoop liderada por Big Gizz e Spiker. Após se encontrar com Luke na antiga casa de Ben Kenobi, os dois viajaram até Bothawui. Com a ajuda de pilotos Bothanianos, Luke e Dash atacaram o cargueiro Imperial Suprosa. Rendar invadiu o Suprosa e capturou o super-computador Imperial contendo vários planos secretos, incluindo os esquemas da Segunda Estrela da Morte. Durante a fuga, entretanto, um míssil de impacto Imperial foi lançado na direção de um esquadrão de caças Bothanianos, e Dash tentou interceptá-lo, mas falhou. Graças a seu erro, todo um esquadrão de Y-Wings e seus pilotos foram destruídos.

Aoeapd

A "morte" de Dash Rendar.

Com um sentimento de culpa pela morte dos Bothanianos, Rendar resolveu ajudar Lando Calrissian, Chewbacca e Luke a resgatar a Princesa Léia, que havia sido capturada pelo maligno Príncipe Xizor, líder do Sol Negro, e o responsável pela morte de Stanton Rendar. Dash salvou a vida de Luke novamente quando ele foi atacado pelos Guardas de Coruscant enquanto os Rebeldes tentavam invadir o Palácio de Xizor usando um caminho pelos esgotos. Após se infiltrarem no palácio, os Rebeldes se separaram; Dash foi plantar bombas de pulso no elevador do palácio, para separá-lo do Skyhook de Xizor, enquanto Luke e os outros resgatavam Léia. Após o resgate da Princesa, Xizor escapou para seu Skyhook no espaço usando sua nave pessoal, o Virago. Dash entrou na Outrider e perseguiu Xizor junto com os Rebeldes. Com a chegada do Rogue Squadron e seguidamente Darth Vader e o Império, o Skyhook foi destruído, matando Xizor. Entretanto, um pedaço do Skyhook pareceu atingir a Outrider, que foi destruída aos olhos dos Rebeldes.

Driblando a morteEditar

"Não acredito que ele não escapou daquela explosão. Ele era um piloto excepcional."
Luke Skywalker para Léia Organa

Dash pareceu ter sido morto com a explosão da Outrider, mas foi tudo um truque bem realizado. No último instante, Rendar entrou na velocidade da luz e ele e Leebo conseguiram escapar. Dash preferiu não informar aos Rebeldes que ele estava vivo, alegando que alguém iria assumir o lugar de Xizor no Sol Negro e iria persegui-lo, mas se todos pensassem que ele estava morto ninguém o procuraria. Rendar também achava que seu tempo como herói Rebelde estava na hora de acabar, e dizia que era bom ser lembrado como mártir e continuar vivo.

Dashevolution

Dash Rendar na Lua de Hurd.

Dash só reapareceria meses depois, quando a Aliança Rebelde tentava prevenir que Guri (uma dróide réplica de Humanos ex-propriedade do Príncipe Xizor) fosse usada por Savan, a sobrinha do falecido Príncipe, em uma tentativa de reviver o Sol Negro. Rendar se encontrou com Guri em uma cantina na Lua de Hurd, e os dois começaram uma parceria. Pouco tempo depois, Dash e Guri ajudaram Kyle Katarn a se infiltrar em Saijo, o mundo-fortaleza Tof.

Dash e Guri também criaram a ODT, uma companhia construtora de dróides réplica de Humanos no planeta Onadax. Trabalhando com Guri, Dash descobriu um meio de estender a vida Humana por meio de substituições e implantes mecânicos. Atualizando a tecnologia desenvolvida pelos Ssi-ruu para ser usada em Humanos, Rendar e Guri iniciaram a produção. O irmão de Dash, Stanton Rendar, foi um dos primeiros a seguir o tratamento e ser revivido. Entretanto, Dash Rendar sempre foi um aventureiro, e abandonou a companhia pouco antes dela ser invadida por Jaina Solo. Durante a Guerra Yuuzhan Vong, houveram rumores de que Dash foi o responsável pela sabotagem de suprimentos da Brigada da Paz.

Nos bastidoresEditar

"Elvis no espaço."
―LucasArts
Arte conceitual

Arte conceitual.

  • O personagem foi criado para o projeto multimídia Sombras do Império (Shadows of the Empire). LucasFilm e Steve Perry imaginaram Dash como um "piloto insolente ao estilo Top Gun. Um sujeito com um verdadeiro talento, mas um pouco fanfarrão e briguento também".
  • No começo, os escritores queriam um personagem ao estilo Han Solo, mas não podiam usar Han pois ele estava congelado em carbonita. A morte de Dash seria simplesmente para o retorno de Solo, entretanto, isso não aconteceu pois os fãs quiseram Rendar devolta.
  • Para um personagem com o perfil tão complexo, Dash tem participações pequenas na narrativa de quadrinhos e livros. Foi no video-game de Sombras do Império que ele foi a estrela. Os jogadores poderiam controlar Dash por doze missões separadas seguindo o roteiro de Sombras do Império.
  • O artista Mike Butkus, que houve música enquanto desenha, explicou que Dash foi ilustrado enquanto ele ouvia Elvis Presley e o rock'n'roll de 1960.
  • Algumas partes do video-game de Sombras do Império não são consideradas como canônicas, pois foram criadas somente para incrementar o jogo. Existem várias diferenças entre o jogo e a novelização/quadrinhos. O video-game simplesmente expande um papel alterado de Dash em ordem de gerar uma aventura divertida.
  • A criação de Dash foi uma combinação de elementos de Mike Butkus, Killian Plunkett e Jon Knoles. Ele foi então refinado pela LucasArts, numa combinação de "um cara insolente, bonito, e solitário" e "um barbudo briguento". "Tom Cruise com atitude", "Elvis no espaço" e Kevin Costner foram todos inspirações para a criação.
  • A foto em live-action de Dash Rendar foi retratada por Jon Knoles. No video-game de Sombras do Império Dash foi dublado por John Cygan. Em Sombras do Império in Action Figures, Dash é dulado por José Augusto Müller.
  • A nave de Dash, a Outrider, pode ser vista na Edição Especial de Uma Nova Esperança. A Outrider também pode ser vista na abertura do jogo de PS2 Star Wars: Bounty Hunter.
  • O tema musical de Dash pode ser brevemente ouvido durante a obra "Beggar's Canyon Chase" no CD da trilha sonora de Sombras do Império.
  • Uma figura de ação de Dash foi feita em 1996 como parte da coleção de brinquedos de Sombras do Império. A figura incluia uma pistola blaster e um rifle especialmente criado para o boneco. A Outrider também foi feita um brinquedo.

ApariçõesEditar

FontesEditar

Wiki
A Star Wars Wiki tem uma coleção de imagens relacionadas a Dash Rendar.

Links ExternosEditar

Rede da Wikia

Wiki Aleatória