FANDOM

Eras-canon-transp

Eras-legends2

"Grande nesse planeta a Força é."
"É um dos lugares mais puros da Galáxia.
"
Yoda e o espírito de Qui-Gon Jinn[fonte]

Dagobah era um Planeta no Sistema Dagobah, e um dos lugares mais puros da galáxia dentro da Força. Um mundo cheio de pântanos e de florestas, serviu como um exílio para o Grande Mestre Jedi Yoda após a destruição da Ordem Jedi. Durante seu exílio, Luke Skywalker conheceu os caminhos da Força, mais tarde ali mesmo em Dagobah Luke testemunhou a morte de Yoda, que se uniu com a Força.

CaracterísticasEditar

O planeta era recoberto por árvores retorcidas e pântanos fedorentos. Imensas lagoas eram o lar de criaturas aquáticas que viviam nestas águas turvas. Muitas naves que chegavam ao planeta detectavam grandes formas de vida, mas nenhum vestígio de uma civilização. Por isso, todos costumavam partir antes mesmo de pousar no planeta.

HistóriaEditar

Devido ao perigo que corria graças ao emergente Império Galáctico, o Mestre Jedi Yoda fugiu para se esconder em Dagobah. Um mundo infestado por árvores enormes, criaturas, chuvas constantes era o lugar perfeito para um esconderijo. Poucos pousariam no planeta por boa vontade. O jovem iniciante Jedi Luke Skywalker viajou para o planeta pantanoso seguindo o conselho da imagem espectral de seu mestre, Obi-Wan Kenobi. Embora faltassem dados que ajudassem na navegação até Dagobah, Luke conseguiu localizar o planeta graças à Força. Após entrar na atmosfera do planeta, a nave X-Wing de Luke foi abalada por fortes ventos e fortes tempestades elétricas. Seus aparelhos de navegação pifaram e Luke fez uma aterrissagem forçada no pântano. Talvez este fosse um fenômeno natural, ou um fenômeno persuadido pelo mestre Yoda. De qualquer forma, Skywalker aterrissou perto da humilde cabana de Yoda e logo iniciou seu treinamento. As chuvas constantes e a vida selvagem desconhecida tornaram mais árduo o treinamento de Luke. Uma visão de seus amigos sofrendo fez Luke interromper o treinamento e ele deixou Dagobah. Ele voltaria alguns meses depois, para descobrir um adoecido Yoda e aprender mais sobre seu destino como o filho de Anakin Skywalker.

Nos batidoresEditar

"Dagobah" é uma referência aos tradicionais mausoléus budistas conhecidos como dagoba (em português, dágaba).

Quando estava prestes a trazer Dagobah para o cinema, o produtor Robert Watts pesquisou pântanos verdadeiros na Flórida, América do Sul, Caribe e leste da África. Percebendo que filmar em pântanos de verdade teria um tremendo custo na produção, decidiram então construir Dagobah em um set de filmagem. Isto possibilitou que eles criassem um pântano diferente de todos existentes na Terra, ocupado por uma flora e fauna distinta, fruto da imaginação.

Devido ao set ter sido construído sobre um pavimento de concreto, o chão não poderia ser cavado para a construção de uma lagoa. Então o set inteiro foi construído um metro ou mais acima do chão. Isto possibilitou a construção de uma piscina de madeira e também permitiu espaço para que Frank Oz e os outros controladores de marionetes pudessem operar Yoda por debaixo do set. O set "plataformado" podia ser transportado para qualquer lugar por seções, permitindo a criação de novos cenários de grande diversidade.

ApariçõesEditar

FontesEditar

Em outras línguas

Também no FANDOM

Wiki aleatória