Wikia

Csilla

Discussão0
4 547 pages em
Este wiki
Han1 edited Desculpe a bagunça.

Por favor, siga as instruções no Guia de Leiaute e complete este artigo visando maior qualidade visual. Remova esta mensagem quando terminar.

Csilla

Csilla

Astrográfico
Região

Regiões Desconhecidas

Setor

Setor Chiss

Sistema

Sistema Csilla

Sóis

1

Luas

3

Período rotacional

17 horas padrão

Período orbital

463 dias padrão

Físico
Classe

Terrestre

Atmosfera

Tipo I (respirável)

Clima

Frio

Terreno primário
  • Geleiras
  • Cavernas de neve
Sociedade
Governo

Governo Chiss

População
Maiores importações
  • Genêros alimentícios
  • Tecnologia
  • Bens de luxo
Maiores exportações

Informações exteriores

Afiliação

Acadêmia Chiss

Csilla foi o planeta natal dos Chiss. Um planeta de temperaturas baixíssimas, com sua parte mais quente coberta de geleiras e pântanos congelados, enquanto paredes de gelo eterno mantêm os pólos sob um inverno eterno.

GeografiaEditar

Para que os Chiss pudessem sobreviver, eles construiram aquecedores de energia eficientes sob o gelo, o mais próximo possível do centro do planeta, onde lá se estabeleciam.

Rotas subterrâneas conectam os vários setores do planeta. Os caminhos de gelo foram perfurados pela crosta do planeta, para que não fossem afetados pelo gelo cortante encontrado na superfície. Vagões especializados fazem o transporte dos passageiros e das cargas pelos tuneis.

Presos no gelo por décadas, Csilla forçou muitas mudanças socioeconômicas e tecnológicas sobre minha raça, mas poucas mudanças físicas. A cor da pele dos Chiss (azul) não vêm da temperatura do planeta por mais que muitos acreditem nisso, vêm de um mineral da hidrosfera do planeta.

Csilla também é a casa da Biblioteca Expedicionária, uma enorme biblioteca subterrânea que é mantida pela Forças de Defesa Expansionárias de Chiss, e contém informações de virtualmente todos os planetas, luas e estrelas de sistemas já encontrados pelos Chiss. Ela é incomum, não por estar sob o gelo, mas por todos os seus volumes terem sido escritos a mão.

CulturaEditar

A cultura dos Chiss é a raiz das raças disciplinadas. Apesar de seu jeito frio e calculista, existem partes de sua cultura que misturam-se a beleza e elegância que podem ser atribuídas após o movimento glacial que fez com que Csilla permanecesse em sua longa era do gelo. Elementos pré-glaciais de sua cultura, são encontrados nas linhas cinzentas de impacto da tecnologia, assim como na língua, o Cheunh. Essa é uma lingua complexa e criativa com uma sintaxe difícil, envolvendo palavras compostas apartir de palavras simples, também sendo usados ideogramas para representar idéias complexas. Essa complexidade pode ser vista em nossos nomes divididos em 3 partes. Por exemplo, o nome do Grande Almirante Thrawn era Mitth'raw'nuruodo. O primeiro componente, Mitth, denota a família de origem, Raw é o sobrenome, e Nuruodo representa a casa a que pertence. Ao entrar na Força de Defesa Expansionária, todos os soldados são adotados por uma das famílias durante seu tempo de serviço. Um exemplo disso é o irmão de Thrawn, Syndic Thrass, cujo nome real é Mitth'ras'safis.

Ao nascer, cada Chiss se afilia a uma das 4 casas vigentes, que são a base da civilização moderna nossa. Mais do que um estruturador, as casas dividem a civilização em seguimentos especializados e concentrados. Isso faz com que em meio a tanta concentração e lógica, esqueçamos de sentimentos como raiva, medo e vingança . A partir desse modelo, nossa cultura presa sempre pela responsabilidade e auto-disciplina, nos tornando bons candidatos ao uso da força, mas tendo alguns poucos sido descobertos aqui . As crianças perdem a adolescência jovens, mas não pense que elas ficam agressivas, a agressão aberta é alienigena para elas. Os Chiss controlam 28 colônias nas Regiões Desconhecidas, mas somente por instinto de auto-preservamento e defesa. São uma raça um pouco xenofóbica, vêem outras raças como inferiores mas aceitam algumas exceções.

Governo - Tecnologia - ExércitoEditar

Os Chiss são uma raça controlada por oligarquias: 4 casas que moram no Palácio Central. Cada um dos líderes são chamados de Aristocras e usam roupas de diferentes cores para mostrar a quais clãs são fiéis e pertencem. Cada decisão é feita por um parlamento escolhido democraticamente, em cada uma das 28 colônias. Elas são votadas pelos parlamentares e depois passadas para os líderes das casas que em seguida colocarão ou não em prática as ações devidas.

Chiss03

Chiss Clawcraft em combate.

Cada casa é responsável por controlar algo: Sabosen controla os assuntos sociais como justiça, saúde, educação; Inrokini comanda a industria e a área científica; Csapla cuida dos assuntos coloniais, da agricultura e redistribuição de recursos; para fechar a casa Nuruodo que comanda o exército e assuntos externos. Pelo aspecto economicamente socialista nosso, a casa Csapla se tornou a cabeça dentre as outras famílias, por ter de cuidar da redistribuição nas colônias.

Cores nas roupas substituem os nomes do líderes, para que não haja conflitos entre famílias devido a decisões tomadas. Brigas por poder são raríssimas, sendo que 5 clãs menores almejam por poder, como o caso da casa Chaf.

A tecnologia é prática e eficiente, sendo uma mistura das naves imperiais com as naves republicanas, por exemplo o Nssis-class Clawcraft, que é um Tie Fighter que ao invés dos painéis solares têm 4 lasers nas asas como nos starfighters. Sem contar nossas bases orbitais das colônias em formato piramidal e em formato circular planas.

Algumas de nossas naves: Chiss Clawcraft, Dreadnaught e Chiss Star Destroyers.

Militarmente tem a Força Expedicionária e também os Phalanxes Coloniais, que protegem as colônias e onde ficam instalados os líderes das casas. Dentro dos Phalanxes os lideres são chamados de Syndic. Minha raça não costuma ser violenta, só nos defendemos de ameaças. Personagens históricos: Chaf'orm'bintrano, Jer'Jo Cam'Co, Sev'rance Tann.

Alderaan Este artigo é um esboço de um planeta ou lua. Você pode ajudar a Star Wars Wiki expandindo-o.

Rede da Wikia

Wiki Aleatória