FANDOM

Eras-canon-transp

YodaCG Mestre Qui-Gon, mais a dizer tem?

Este artigo ou seção precisa ser expandido.

Ciena Ree foi uma humana do sexo feminino nascida no planeta de Jelucan, na Orla Exterior. Ciena sempre se interessou por grandes naves o que a fez entrar na Academia Imperial e depois lutar ao lado do Império Galáctico.

BiografiaEditar

Infância e JuventudeEditar

Ciena Ree nasceu em Jelucan em uma região chamada de Vale. Os moradores dessa região possuíam uma noção muito forte de honra e compromisso, atributos que sempre seguiram Ciena durante toda a sua vida. Durante a infância, Ciena conheceu Thane Kyrell, um integrante da aristocracia de Jelucan que possuía a mesma paixão que ela: pilotar. Juntos eles entraram na Academia Real de Coruscant, onde Ciena se tornou oficial de carreira de comando.

DesignaçõesEditar

Inicialmente Ciena foi designada como tenente para o Destróier Estelar Devastador e auxiliou no aprisionamento da nave Tantive IV contendo a Princesa Leia e possivelmente os planos roubados da primeira Estrela da Morte. Foi a bordo do Devastator que ela viu a destruição da Estrela da Morte, durante a Batalha de Yavin.

Dois anos depois ela foi designada para o Executor já como capitã-tenente participando dentro do destróier enquanto ocorria a Batalha de Hoth e perseguindo a Millennium Falcon através do campo de asteroides. Pouco tempo depois, Ciena foi designada para um caça TIE junto com outros 3 pilotos para enfrentar 5 caças X-wing pertencentes ao Esquadrão Corona da Aliança para Restauração da República durante a grande reunião de naves imperiais no Sistema Hudalla. Participou também da Batalha de Endor, pilotando um caça TIE. Como resultado, ficou muito ferida após um acidente causado pelo onda de choque da explosão da Segunda Estrela da Morte.

Pouco antes da Batalha de Jakku, Ciena foi promovida a Capitã do destróier Inflictor. Ao perceber que os rebeldes haviam invadido a nave, ordenou a evacuação e fez uma ação suicida jogando a nave contra a superfície do planeta Jakku, mas foi salva por Thane Kyrell e se tornou, posteriormente, prisioneira da Nova República.

ApariçõesEditar