FANDOM

Eras-canon-transp

Eras-legends2

"Eu sou C-3PO, ciborgue de relações humanas"
―C-3PO[fonte]

C-3PO foi um droide de protocolo unidade 3PO projetado para interagir com organismos, programado primariamente para etiqueta e protocolo. Ele era fluente em mais de seis milhões de formas de comunicação e desenvolveu uma personalidade espalhafatosa e propensa à preocupação durante várias décadas de operação. Junto com seu parceiro, o droide astromecânico R2-D2, C-3PO constantemente se encontrava envolvido em momentos críticos da linha do tempo da história galáctica.

C-3PO foi construído a partir de peças sobressalentes por Anakin Skywalker, um humano escravo que vivia em Mos Espa, uma cidade no mundo da Orla Exterior de Tatooine. A memória de C-3PO foi apagada, embora a de R2 não foi. C-3PO e R2-D2 foram designados para o cruzador de Alderaan, a Tantive IV, onde eles serviram a Bail Organa por dezenove anos. Em algum momento desse período, a perna direita do droide de protocolo foi equipada com uma pintura incompatível.

A dupla, então, se envolveu com a Guerra Civil Galáctica quando Leia Organa da Aliança Rebelde confiou a eles que entregassem uma cópia dos planos da Estrela da Morte para o Mestre Jedi Obi-Wan Kenobi em Tatooine. Depois de se encontrar com Luke Skywalker e o contrabandista Han Solo, os droides ajudaram a resgatar a princesa Leia da Estrela da Morte do Império. Eles logo se envolveram com os três humanos, ajudando a Rebelião a derrotar o Império e restaurar liberdade para a galáxia, notavelmente quando C-3PO convenceu Ewoks a ajudar os rebeldes na Batalha de Endor.

Personalidade e traços Editar

Apesar da personalidade de C-3PO não ser tão forte quanto a de R2-D2, ele tendia a ficar calmo em situações de morte ou perigo, sempre tentando se acalmar, mesmo que sem sucesso, pois acabava sempre levando uma bronca ou sendo desligado. Mas quando não estava com algum Humano ou algum mestre que ele demonstrasse ter respeito por, sempre em situações de pânico ficava estérico e decidia seguir pelo caminho mais simples.
Droide-esboço Este artigo é um esboço de um droide. Você pode ajudar o Star Wars Wiki expandindo-o.

Aparições Editar

Aparições não-canônicasEditar

FontesEditar

Em outras línguas