FANDOM

Eras-canon-transp

Eras-legends2

Vader's revelation
Não. Eu sou o seu pai!
Este artigo ou seção contém spoilers de Star Wars Rebels
A Star Wars Wiki pode se basear em fontes internacionais para este artigo.
"Jamais um estrangeiro governará Mandalore!"
―Bo-Katan Kryze, para Darth Maul — Gnome-speakernotesOuça (arquivo)[fonte]

Bo-Katan Kryze era uma humana do planeta Mandalore que serviu ao Olho da Morte durante as Guerras Clônicas. Ela era a irmã da Duquesa Mandaloriana Satine Kryze, a cujo reinado pacifista Bo-Katan se opunha. Bo-Katan se tornou a tenente em que o líder do grupo, Pre Vizla, mais confiava, e ela se juntou a ele na Sombra Coletiva de Darth Maul. Depois que o grupo tomou Mandalore, Bo-Katan se separou da Sombra Coletiva quando Maul matou Pre Vizla e se tornou líder do Olho da Morte. Bo-Katan e suas Corujas Noturnas lutaram contra os seguidores de Maul e ela ajudou Obi-Wan Kenobi—um amigo próximo da recém-falecida Satine, morta por Darth Maul—a escapar de Mandalore.

BiografiaEditar

Bo-Katan Kryze era a irmã da líder dos Novos Mandalorianos, a Duquesa Satine Kryze, e de outra irmã.[5][6]

Guerras ClônicasEditar

Na altura das Guerras Clônicas, Bo-Katan tinha se juntado ao Olho da Morte e estava servindo como tenente sob o comando de Pre Vizla. Ela também liderava um pequeno grupo conhecido como as Corujas Noturnas. Depois que o Olho da Morte instalou o acampamento em Carlac, Bo-Katan se encontrou com o ex-Separatista Lux Bonteri e sua amiga Ahsoka Tano. Quando Bonteri e Tano se voltaram contra eles, Bo-Katan perseguiu a dupla.[4]

Novos AliadosEditar

"Nós já tivemos uma aliança com os Sith. O Conde Dookan traiu todos nós. Os Sith são a mesma coisa que os Jedi. Eles dizem que são poderosos, mas fomos nós que os salvamos depois da surra que levaram dos Jedi."
―Bo-Katan sobre se unir aos irmãos Sith[fonte]

Depois dos eventos de Carlac, Bo-Katan e Vizla descobriram um pod de escape contendo dois Zabraks; o antigo Lorde Sith Maul e seu irmão, Savage Opress[2] após sua escaramuça com Obi-Wan Kenobi e a Gangue Ohnaka em Florrum.[7] Eles então levaram os dois para seu acampamento em Zanbar para curá-los. Quando Maul acordou, Bo-Katan foi estrangulada pela Força ao se opor a um acordo com os Sith. Vizla se interpôs e ameaçou matar Savage se Bo-Katan fosse ferida. Maul deixou-a ir e o Olho da Morte firmou um acordo com os irmãos para tomar Mandalore.[2]

EquipamentoEditar

Como uma orgulhosa guerreira Mandaloriana, Bo-Katan costumava usar sua armadura Mandaloriana completa, incluindo seu capacete e sua mochila a jato Z-6. Como as outras mulheres membras do Olho da Morte, a viseira de seu capacete era moldada de forma a lembrar mais a curva do olho humano, ao invés das viseiras em forma de "T" usadas pelo líder Pre Vizsla e pelo caçador de recompensas Jango Fett.

Nos bastidoresEditar

A voz de Bo-Katan foi provida pela atriz Americana Katee Sackhoff em suas aparições na série The Clone Wars. Na primeira aparição da personagem, em "A Friend in Need", seu rosto foi ocultado pelo capacete Mandaloriano. Em 10 de Setembro de 2016, Katee Sackhoff revelou que Bo-Katan iria aparecer na série Star Wars Rebels, durante a Oz Comic-Con Sydney.[8]

ApariçõesEditar

FontesEditar

Notas e referênciasEditar

  1. 1,0 1,1 1,2 1,3 Encyclopedia-Logo Bo-Katan Kryze na Encyclopedia
  2. 2,0 2,1 2,2 2,3 2,4 2,5 TCW mini logo Star Wars: The Clone Wars – "Eminence"
  3. SWicon Rebels Recon: Inside "The Protector of Concord Dawn" no StarWars.com (backup link no Archive.org)
  4. 4,0 4,1 4,2 TCW mini logo Star Wars: The Clone Wars – "A Friend in Need"
  5. TCW mini logo Star Wars: The Clone Wars – "The Lawless"
  6. TCW mini logo Star Wars: The Clone Wars – "The Academy"
  7. TCW mini logo Star Wars: The Clone Wars – "Skirmish on Florrum"
  8. 8,0 8,1 FacebookIcon Katee Sackhoff at Oz Comic-Con Sydney. Darryl James (2016-09-10). "We're at Sydney Comic Con today and heres hot actress Katee Sackhoff onstage now. She just announced she's just voiced her Star Wars role again for Rebels." (cópia em arquivo criada em 2016-09-10) (screenshot)