FANDOM

Eras-canon-transp

Eras-legends2

30px-FeaturedIcon

"Esse dia será inesquecível. Vimos o fim de Kenobi, e logo veremos o fim da Rebelião."
―Darth Vader para Grande Moff Tarkin antes da batalha.[fonte]

A Batalha de Yavin foi uma das principais batalhas da Guerra Civil Galáctica que resultou na destruição da Primeira Estrela da Morte e foi uma das primeiras grandes vitórias da Rebelião.

PrelúdioEditar

"Qualquer coisa que a Rebelião fizer contra essa estação será inútil, não importa quais dados técnicos eles tenham obtido."
Conan Motti[fonte]

Os agentes da Aliança Rebelde roubaram os detalhados planos e especificações de design da estação de batalha imperial conhecida como a Estrela da Morte e transmitiu-a Princesa Leia forças imperiais sob o comando de Darth Vader logo capturou a princesa Leia e da tripulação do o Tantive IV.[1]

A Princesa Leia foi feita prisioneiro a bordo da Estrela da Morte por Darth Vader. A princesa logo foi resgatada do cativeiro por uma improvável aliança com contrabandista Han Solo, Mestre Jedi Obi -Wan Kenobi, e um jovem fazendeiro de Tatooine com o nome de Luke Skywalker. O grupo, de posse dos planos da Estrela da Morte, fugiram para a base Rebelde em Yavin 4 — perseguido pela estação de batalha por meio de um rastreador.[1]

A batalhaEditar

"S-foils em posição de ataque."
―Vermelho Líder[fonte]

Uma análise dos planos fornecidos pela Princesa Leia identificou uma fraqueza na estação de batalha: um pequeno ponto de exaustão térmico, a destruição das quais poderia causar uma reação em cadeia que destruiria a estação de batalha.[1]

Pilotos rebeldes foram informados pelo general Jan Dodonna sobre o plano. As defesas da Estrela da Morte foram projetados para, um ataque em larga escala direta. Usando pequenos, um caça de um homem só, os rebeldes iria atravessar as principais defesas da Estrela da Morte, manobrar para baixo uma trincheira estreita que conduz à porta de escape, e destruir a porta de escape utilizando torpedos de prótons.[1]

Yavin dogfight

Combate entre a curta distância entre X-Wings e Caças TIE sobre a superfície da Estrela da Morte.

Com a Estrela da Morte se aproximando, Y-wing do Esquadrão Dourado e X-wing do Esquadrão Vermelho foram despachados para executar o plano de ataque. A implantação do Imperial estelar TIE/LN serviu para devastar os atacantes rebelde, destruindo-os com muito mais rapidez e eficiência do que as armas de defesa da estação tinha sido capaz.[1]

Algum tempo para antes da luta, o oficial imperial Jude Edivon a bordo da Estrela da Morte identificou a ameaça de estratégia de ataque dos rebeldes, e tentou avisar seus superiores sobre o perigo. No entanto, Grand Moff Tarkin ignorou o aviso e se recusou a evacuar. Enquanto isso, o próprio Darth Vader decidiu liderar um esquadrão de caças para destruir os restantes combatentes rebeldes.[1]

O primeiro ataque foi realizado por um trio de Y-wing do Esquadrão Dourado. Liderado por Jon "Dutch" Vander, os três Y-Wings foram derrubados por Darth Vader. O segundo ataque na trincheira foi realizada por um trio de X-wing do Esquadrão Vermelho liderado por Garven Dreis. Dreis foi capaz de disparar um tiro na porta de escape, mas seus torpedos de prótons não atingiram o alvo. Antes de ser abatido por Darth Vader, Dreis ordenou que outra corrida ataque.[1]

Depois atacaram ao comando final do Líder Vermelho, Luke Skywalker liderou a tentativa final com Wedge Antilles e seu velho amigo, Biggs Darklighter, como cobertura. Apressando-se para baixo da trincheira em plena aceleração, eles foram seguidos por Darth Vader e seus oficiais.[1]

Vader pessoalmente danificado o Caça de Antilles e destruiu X-wing de Darklighter, mas tinha dificuldade em destruir Skywalker. Vader foi surpreendido quando um dos seus caças explodiu ao lado dele. Han Solo, que todos acreditavam ter abandonado os rebeldes antes da batalha começar, inesperadamente voltou para ajudar Skywalker em seu momento de maior desespero.[1]

Exds

A destruição da Estrela da Morte.

Momentaneamente distraído pela intervenção, o outro oficial de Vader tentou proteger Vader mas acidentalmente bateu em seu caça, girando em espiral enquanto o Caça de Vader ia para longe da Estrela da Morte, permitindo Skywalker para disparar o tiro que iria destruir a Estrela da Morte .[1]

ConsequênciasEditar

"Ótimo tiro, garoto! Foi um em um milhão!"
―Han Solo para Luke Skywalker[fonte]

Skywalker, Solo, e os combatentes rebeldes sobreviventes QUE retornaram para Yavin, onde se realizou uma cerimônia e premiado com o par de medalhas para a sua realização em salvar a rebelião.[1] Darth Vader, o único sobrevivente imperial da batalha, foi recuperado em seu danificado Caça TIE Avançado x1 por pilotos Imperiais Ciena Ree e Berisse Sai.[10]

A destruição da Estrela da Morte provocou o caos nas fileiras imperiais, levando a deliberar descuidos sobre os inquéritos internos e a rápida promoção de muitos jovens oficiais e tenentes, como Ciena Ree para substituir os oficiais de maior rank mortos na Estrela da Morte.

Eventualmente, os rebeldes foram forçados a sair o lugar de sua vitória, fugindo do Império mais uma vez.[11] A fim de maximizar a fraqueza do Império, após a destruição da Estrela da Morte, os rebeldes começaram a realizar dezenas de ataques contra alvos Imperiais para enfraquecer o Império agora vulnerável. Além de ataques começaram sobre os estaleiros de Kuat e uma base de fornecimento de Imdaar, uma equipe Rebelde composta por Leia Organa, Han Solo e Luke Skywalker assaltaram e destruíram a maior fábrica de armamento em Cymoon 1, severamente diminuindo a produção de armas imperiais.[12]

ApariçõesEditar

FontesEditar

Notas e ReferênciasEditar

Em outras línguas