FANDOM

Eras-canon-transp

Eras-legends2

"Hoje é um dia de celebração. Nós trinfamos sobre a vilania e opressão e demos a nossa Aliança - e a galáxia além dela - uma chance de respirar e comemorar pelo progresso em recuperar nossa liberdade que nos foi tomada pelo Império."
Almirante Gial Ackbar, depois da Batalha de Endor[fonte]

A Batalha de Endor foi uma batalha que ocorreu durante a Guerra Civil Galáctica entre a Aliança pela Restauração da República e o Império Galáctico no sistema Endor. Com ela, houve a destruição da Estrela da Morte II e as mortes de Darth Vader e Imperador Galáctico Sheev Palpatine, assim como grande parte dos oficiais Imperiais.

A batalha foi uma armadilha bem elaborada por Palpatine para derrotar Luke Skywalker e a Aliança Rebelde. Através de uma campanha de contra-espionagem, o Império vazou a localização do local de construção da Estrela da Morte II e fez com que a Aliança Rebelde acreditasse que a estação de batalha estava levemente guardada e inoperante. Quando a Frota da Aliança chegou, ela foi recebida pela Frota Imperial juntamente com uma Estrela da Morte totalmente operacional.

HistóricoEditar

AntecedentesEditar

Em 4 DBY, a Aliança descobriu pistas que o Império Galáctico estava construindo uma nova superarma destruidora de planetas: a Estrela da Morte II. Foi organizado então uma reunião da cúpula da Aliança no planeta de Zastiga, onde essa ameaça foi apresentada a todos os seus líderes. Tomou-se, então, a decisão de que a Frota da Aliança faria um ataque em massa à Estação Espacial e um grupo treinado por Crix Madine, as Forças Especiais Descobridores, faria um ataque ao Gerador de Escudo da Estrela da Morte localizado na lua Endor com o objetivo de tirar a proteção da Estação. [2]

Como forma de desviar a atenção do Império, a Princesa Leia Organa participou da Operação Lua Amarela. Essa operação tinha o objetivo de realizar falsas convocações de recrutamento na região do planeta de Sullust para que o Império não encontrasse a verdadeira reunião da frota. [9]

Batalha da Lua EndorEditar

O grupo Descobridores, liderados por Han Solo, conseguiram atravessar o bloqueio imperial na lua de Endor através de uma nave Lançadeira T-4a classe Lambda roubada, a Tydirium.

Após o grupo encontrar os Ewoks, eles foram informados que havia uma entrada dos fundos secreta na base, na qual conseguiram entrar mas foram cercados por forças imperiais, sendo salvos pelos Ewoks. Em uma batalha envolvendo os

Death-star-2 Esse artigo está em construção.

O autor deve estar treinando seus poderes de Jedi.

ApariçõesEditar

Não-canônicasEditar

FontesEditar

Notas e referênciasEditar

Em outras línguas