FANDOM

Alderaan-TOR.jpg

O planeta Alderaan tinha uma atmosfera respirável Tipo I.

Uma atmosfera era uma coleção de gases que rodeavam um corpo celeste que possuía suficiente massa e, portanto, suficiente gravidade para mantê-la. Exemplos incluíam muitos planetas e luas, e grandes asteróides. Quase todas as espécies na galáxia necessitavam alguma forma de atmosfera para respirar. Durante o auge do período colonial do Império Galáctico, um sistema de classificação para atmosferas foi criado. Este sistema, que foi posteriormente adotado por quase todos os governos subsequentes na galáxia, separava ambientes em quatro categorias distintas:

Atmosferas Tipo IEditar

Respirável

Atmosferas Tipo I tinham níveis adequados de oxigênio, nitrogênio e hidrogênio para serem respiráveis pela maioria das espécies da galáxia. Alguns contaminantes ou outros gases poderiam ter efeitos a longo prazo prejudiciais. Planetas com esse tipo de atmosfera quase sempre tinham alguma forma de vida nativa. A vida vegetal ou algum analógico que liberava oxigênio estava presente em todos os planetas com uma atmosfera do tipo I, todo o oxigênio na atmosfera teria se ligado a outros elementos em questão de meses sem tal tipo de vida para liberá-lo.

Atmosferas Tipo IIEditar

Fiolla in PriorityX.png

Auditora-Geral Fiolla usando uma máscara de respiração em Abo Dreth.

Máscara de respiração recomendada

Atmosferas do Tipo II geralmente tinham níveis adequados de oxigênio e nitrogênio atmosférico. Devido à falta de pressão suficiente, ou a presença de contaminantes e/ou de outros gases residuais, no entanto, estas atmosferas geralmente causavam efeitos prejudiciais para os seres humanos e maioria das outras espécies ao longo de um período mais curto de tempo. Muitas espécies conseguiam respirar atmosferas do tipo II, sem qualquer incidente, dependendo da fisiologia. Planetas com uma atmosfera Tipo II normalmente apoiavam alguma forma de vida nativa.

Atmosferas Tipo IIIEditar

Máscara de respiração necessária

Dentro de atmosferas do Tipo III, devido à falta de níveis adequados de oxigênio atmosférico, nitrogênio, uma pressão suficiente, a presença de contaminantes e/ou de gases residuais, uma máscara de respiração deveria ser usada. Para seres humanos e a maioria das outras espécies, essas atmosferas provocavam impedimentos imediatos ou eventuais ou mesmo incapacitação. Algumas espécies podiam respirar esses tipos de ambientes, dependendo da fisiologia e biologia. Planetas com uma atmosfera do tipo III, por vezes apoiavam vida nativa.

Atmosferas Tipo IVEditar

Roupa Ambiente obrigatória

Atmosferas do tipo IV ou eram tóxicas, inflamáveis ​​ou inexistentes; estes tipos de ambientes provocavam uma incapacidade ou a morte imediata na maioria das espécies da galáxia. Poucas espécies conseguiam respirar neste tipo de atmosfera; planetas com uma atmosfera Tipo IV raramente suportavam vida.

Outros usosEditar

A palavra "atmosfera" também era usada para representar a capacidade de uma nave em manter uma atmosfera determinada em seus deques. Um casco quebrado poderia produzir uma súbita perda de atmosfera (chamado de "descompressão").

Também no FANDOM

Wiki aleatória