FANDOM

Eras-canon-transp

Eras-legends2

A Aliança pela Restauração da República, comumente conhecida como Aliança Rebelde, Aliança ou Rebelião, foi um movimento de resistência formado por Bail Organa e Mon Mothma para opor a ordem do Império Galáctico. Se formou a partir de uma série de células rebeldes, incluindo a tripulação do Fantasma e a célula rebelde Fênix.

A Aliança nasceu dos restos da Ordem Jedi com o apoio dos membros renegados do Senado Imperial tais como Bail Organa e, mais tarde, sua filha, Leia. Fundado e unido por Organa, os rebeldes contaram com a ajuda de diversos Jedi sobreviventes, como Ahsoka Tano, Kanan Jarrus, seu Padawan, Ezra Bridger e, posteriormente, Luke Skywalker, de cidadãos do Império e dos desertores da Força armadas Imperiais, como Bodhi Rook, Jan Dodonna, Ryder Azadi e Wedge Antilles, assim como veteranos das Guerras Clônicas como o Capitão Rex.

Ao invés de travar uma guerra total, a Aliança travou uma guerra de atrito contra o governo, estabelecendo bases pequenas em toda a galáxia em vez de controlar um planeta inteiro. Quando a Aliança roubou com sucesso os planos para a arma suprema do Império, a Estrela da Morte, e destruiu a estação espacial na Batalha de Yavin com a ajuda de Luke Skywalker, a maré da guerra começou a mudar e a ameaça rebelde começou a provar uma espinho severo do lado do Império, e continuou a se envolver em batalhas com o Império. No entanto, sob o comando de Darth Vader, as forças imperiais conseguiram derrotar a Aliança em Hoth, forçando a Aliança a espalhar suas forças para sobreviver.

Eventualmente, a Aliança prevaleceu contra o Império e o danificou criticamente quando lançaram um ataque contra a segunda Estrela da Morte durante sua construção no que se tornaria a Batalha de Endor. Não só a Aliança conseguiu destruir a super arma, mas a Marinha Imperial foi severamente enfraquecida com a perda de um dos Super Destróier Estelar e Luke Skywalker conseguiu redimir seu pai, Darth Vader, que matou o Imperador Sheev Palpatine antes de morrer ele mesmo na batalha. A Aliança logo foi reorganizada na Nova República, que mais tarde derrotaria o Império na Batalha de Jakku e forçaria o Império a render-se assinando a Concordância Galáctica, efetivamente encerrando a guerra.

Na altura da Batalha de Yavin, a Aliança Rebelde escolheu uma fênix vermelha como símbolo e logotipo.

OrganizaçãoEditar

GovernoEditar

A Aliança para Restauração da República foi um movimento de resistência militar, liderado pelo Alto Comando da Aliança e dedicado a defender os ideais da Antiga República. Muitas vezes mudou sua base de operações, variando de vários mundos em toda a galáxia, a fim de evitar a detecção ou reagrupamento de um ataque por seu inimigo, o gigantesco Império Galáctico. O Corpo Diplomático da Aliança procurou manter relações amigáveis e obter apoio de vários mundos na galáxia. Apesar disso, a Aliança tinha poucos mundos que declaravam abertamente o seu apoio ao movimento, e os poucos que faziam, logo eram subjugados a um bloqueio imperial.

MilitaresEditar

O exército da Aliança foi servido por líderes militares capazes, como o Almirante Gial Ackbar, e recebeu atualizações de inteligência através de seu próprio ramo de inteligência conhecido como Inteligência da Aliança. Também poderia receber informações através da Rede de espionagem Bothana, e manteve o exército da Frota da Aliança e da Exército Rebelde, juntamente com o Corpo de Caças da Aliança. Soldados rebeldes em toda a galáxia lutaram pelo fim do domínio imperial em unidades como a Sexagésima primeira Infantaria Móvel e a Trinta Segunda Infantaria, enquanto as Forças Especiais da Aliança eram compostas de comandos de elite das fileiras dos soldados.

OrganizaçõesEditar

ApariçõesEditar

FontesEditar

Notas e referênciasEditar