Wikia

A Força

Discussão0
4 548 pages em
Este wiki
YodaCG Mestre Qui-Gon, mais a dizer tem?

Esse artigo ou seção precisa ser atualizado.
Por favor expanda esse artigo adicionando as informações mais relevantes que faltam. Você também pode checar a página de discussão dessa página. Remova essa mensagem quando terminar.

Yodalukedagobah

Luke Skywalker aprende os caminhos da Força com Yoda em Dagobah.

"A Força é o que dá poder ao Jedi. É um campo de energia criado por todas os seres vivos, ela nos envolve e penetra. É o que mantém a Galáxia unida"
Obi Wan Kenobi[fonte]

A Força era uma energia onipresente, cuja compreensão, domínio e harmonização era o propósito das ordens monásticas Jedi e Sith.

DefiniçãoEditar

A Força foi descrita por Obi-Wan Kenobi como "um campo de energia criado por todas as coisas vivas: ela nos cerca, nos penetra; ela mantém a galáxia coesa." A Força era vida, e vida era a Força. Alguns pensavam na Força como uma entidade sensível, dotada de pensamento inteligente — quase como se fosse um tipo de Deus — enquanto outros consideram-na algo que pode ser manipulado e usado simplesmente como se fosse uma ferramenta.

A Força de um indíviduo era medida pela quantidade de midi-chlorians que possuia. Enquanto os Jedi e os Sith usavam a Força para ganhar mais poder, haviam vários e diferentes grupos que usavam e viam através da própria Força.

Os lados da ForçaEditar

Filosofia JediEditar

Não há emoção; há paz.
Não há ignorância; há conhecimento.
Não há paixão; há serenidade.
Não há caos; há harmonia.
Não há morte; há a Força.

Filosofia SithEditar

Paz é uma mentira, só existe paixão.
Com paixão, ganho força.
Com força, ganho poder.
Com poder, ganho vitórias.
Com vitórias, minhas correntes se rompem.
A Força me libertará.

Hemisférios da ForçaEditar

A Força apresenta duas formas de manifestação, a Força Viva e a Força Cósmica. A Força Viva está presente nas formas biológicas e conecta-se à energia universal através dos midi-chlorians. Quando uma criatura falece, a Força Viva presente em seu sangue é convertida na fonte do manancial da Força Cósmica, permitindo a coesão entre os elementos do Universo, de forma coletiva.

Alguns sensitivos à Força, porém, podem manipulá-la de modo a desenvolver uma identidade particular com a Força Cósmica, podendo manifestar-se de forma presente (Fantasma da Força). Yoda obteve esse conhecimento durante o treinamento com Qui-Gon Jinn e alguns seres espirituais da Força.

Áreas de poderes de ForçaEditar

Área de controle

"O controle é interno. Ele é a capacidade do Jedi de reconhecer a Força nele e usá-lo ao seu benefício."
Bodo Baas
"Controle, controle, você tem que aprender controle."
Yoda para Luke Skywalker

Os poderes da área de Controle modificaram o corpo do Usuário de força de um modo necessário. A maior parte de poderes foram defensivos, mas não todos.

O método de ensino da Ordem Jedi começou com a área de Controle, mas os seus poderes eram raramente ensinados ao Younglings. Eles meditaram para realizar a maior compreensão da Força neles e depois, como Padawans, verdadeiros poderes de Controle eruditos dos seus mestres.

Nos bastidoresEditar

Embora fictícia, a Força contém muitas semelhanças com princípios filosóficos e religiosos existentes. O conceito pode ser devido à força ódica do Barão Karl von Reichenbach. Muitos a relacionam aos conceitos de Qi (também "chi" ou "ki" na China, Japão e Coréia), Prana (Índia), Mana (Polinésia) e outras tradições semelhantes que focalizam em torno da idéia de uma energia espiritual existente dentro do universo. Com o Taoismo, o foco primário de Star Wars origina na idéia de Yin e Yang — as duas forças que mantém o universo em equilíbrio. Tudo do bem e mal (como conceitos metafísicos) até temperaturas quentes e frias são consideradas como parte disto, e é daqui que vemos a comparação mais proeminente aos lados claro e escuro da Força de Star Wars. Mas, deve ser notado também, que ela é mais semelhante a filosofia taoista com menor dicotomia e com mais de um necessidade de equilíbrio (visto na filosofia do balanceamento da Força). O modo de Jedi de serenidade e paz é muito parecida como as virtudes pregada nos cinco pilares de Islamismo. Isto também é refletido no Templo Jedi que consiste em cinco pináculos, ou pilares.

ApariçõesEditar

A Força reside em todas as formas de vida e mantém a galáxia junta, portanto faz ao menos uma aparição indireta em todo o trabalho de Star Wars. Abaixo está uma lista incompleta de todas as aparições onde a Força por si só é mencionada.

Rede da Wikia

Wiki Aleatória