FANDOM

30px-Era-real

<< Maio >>
    1    2    3    4    5    6    7    8    9   10   
   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20   
   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30   
   31   
Jan Fev Mar Abr Mai Jun
Jul Ago Set Out Nov Dez

4 de Maio é o 124º dia do ano (125º em anos bissextos). Há 241 dias restando para o fim do ano.

4 de Maio é também conhecido como o "Dia Star Wars", devido a um trocadilho em inglês: "May the 4th be with you", em referência à popular frase de Star Wars: "May the Force be with you" — "Que a Força esteja com você".

Dia Star WarsEditar

StarWarsDay

O logo do Dia Star Wars

4 de Maio é considerado um feriado entre os fãs de Star Wars para celebrar os filmes, séries, livros e cultura da franquia.[2] A data foi escolhida devido ao fácil trocadilho com o bordão em inglês "May the Force be with you" ("Que a Força esteja com você") — "May the Fourth be with you".

Mesmo que o feriado não tenha sido de fato criado ou declarado pela Lucasfilm, muitos fãs ao redor do mundo celebram a data.[3] O blog oficial starwars.com, como também as mídias sociais de Star Wars no Twitter (@StarWars #MayThe4thBeWithYou) e Facebook ajudam a espalhar a palavra e destacam atividades de fãs. Mais e mais parceiros oficiais oferecem promoções, doações e exclusividades, além de marcarem eventos e outras atividades para o dia.

O 4 de Maio dá início a uma temporada de comemorações, já que Maio é um mês particularmente importante para os fãs de Star Wars. Os seis primeiros filmes principais estrearam em Maio, começando pelo episódio IV em 25 de Maio de 1977. Em 2014, 25 de Maio marcou o 30º aniversário de O Retorno de Jedi. O mês também inclui o aniversário de George Lucas (14 de Maio de 1944), e o início dos populares Star Wars Weekends no Walt Disney World Resort.

As principais atividades dos fãs nesta data incluem juntar amigos que também são fãs da saga, vestir uma roupa típica, e iniciar uma "Maratona Star Wars", onde são assistidos os filmes de Star Wars, desde apenas um até todos, enquanto consomem imitações de alimentos típicos do universo Star Wars, como o leite azul.

HistóriaEditar

A frase data de em torno de 4 de Maio de 1979, no dia em que Margaret Thatcher foi eleita primeira-ministra (mulher) do Reino Unido. Seu partido lançou uma propaganda no jornal London Evening News que dizia "May the Fourth be with you, Maggie. Congratulations." ("Que o Quatro esteja com você, Maggie. Parabéns.").[4]

A citação foi usada num debate de defesa no Parlamento Britânico em 4 de Maio de 1994.[5]

Em 2011, a primeira celebração organizada do Dia Star Wars aconteceu em Toronto, Ontário, Canadá no Toronto Underground Cinema. Produzido por Sean Ward e Alice Quinn, as festividades incluíam um Game Show de Trívia da Trilogia Original; um concurso de fantasias com juízes celebridades; e os melhores filmes homenagem, mashups, paródias, e remixes da web na telona. A segunda edição anual ocorreu na Sexta-feira, 4 de Maio de 2012.[6]

Desde 2013, The Walt Disney Company observou oficialmente o feriado com diversos eventos e festividades de Star Wars na Disneylândia e Walt Disney World.[7] A Disney comprou a Lucasfilm incluindo os direitos de Star Wars no fim de 2012.[8]

No Dia Star Wars de 2015, astronautas na Estação Espacial Internacional assistiram Star Wars.[9]

Revenge of the FifthEditar

O Dia Star Wars tornou-se tão popular que 5 de Maio passou a ser chamado "Revenge of the Fifth" ("A Vingança do Quinto"), uma brincadeira com Star Wars Episode III: Revenge of the Sith. Neste dia, fãs se juntam ao "lado negro" ao celebrar os Lordes Sith da série.[10]

Notas e referênciasEditar

Links externosEditar